Equipe

Ricardo Queiroz Guimarães
Diretor e Fundador do LAPAN
ricardo-gumaraes-queirozGraduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1975). Especialização e residência Médica em Oftalmologia pela UFMG (1975–77). Doutorado em Oftalmologia (1979) pela UFMG. Fellowship em Córnea e Doenças Externas pela Hospices Civils de Strasbourg (1979), Moorfields Eye Hospital (Londres, 1981), Hotel Dieu de Paris (1980-81) e Georgetown University (Washington, 1982). Fundador, presidente e diretor técnico do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e da Fundação Hospital de Olhos, Cônsul Honorário do Canadá, presidente do Comitê de Saúde da Americam Chamber of Commerce, professor convidado da UFMG, diretor da Associação Comercial de Minas e editor Médico da Revista Ocular Surgery News Latin America. Lidera a gestão da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH.

 

Marcos Pinotti Barbosa (In Memoriam)
Fundador LAPAN
marcos-pinotti-barbosaGraduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Em 2010, participou, a convite da Eisenhower Fellowship (Estados Unidos) do Programa Multination 2010. Foi professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Dr. Pinotti faleceu 2016,  deixando um rico legado científico para pesquisadores de todo o mundo.

 

Márcia Reis Guimarães
Pesquisadora Chefe do LAPAN
marcia-reis-guimaraesGraduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Oftalmologia pela Faculdade de Ciências Médicas, Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Paris-V, Doutora em Oftalmologia – área de Neuroftalmologia e Qualidade da Visão – pela UFMG. Fellowship em Patologia Ocular pelo Moorfields Eye Hospital de Londres (Inglaterra) e da Armed Forces Institute of Pathology – Walter Reed Military Hospital (Washington DC, USA). Ex-diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Atuou como Professora do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal de 1978 a 1995. Docente convidada da UNIFESP desde 1989 atuando como Coordenadora da Disciplina de Embriologia, Malformações e Histologia Ocular do Curso Ciências Básicas. Diretora Clínica e Chefe do Departamento de Neurovisão e do Departamento de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados a Visão do Hospital de Olhos de Minas Gerais. Diretoria Científica da Fundação Hospital de Olhos.

 

Douglas de Araújo Vilhena
Coordenador do LAPAN
douglas-araujo-vilhenaMestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UFMG com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Graduado em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2005). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (HOlhos/UFMG) e Pesquisador no Laboratório de Processos Cognitivos (FAFICH/UFMG). Revisor do site DislexiaBrasil, que capacita professores a identificar e intervir, em sala de aula, nos casos de alunos com Dislexia.  É presidente do Congresso Brasileiro de Neurovisão e Administrador Chefe do II (Brazil-2014) e III (Genébra-2016) World Dyslexia Forum.

 

Profa. Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro
Pesquisadora do LAPAN
angela-maria-vieira-pinheiroA profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. É professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras e dislexia do desenvolvimento. Recentemente tem também se dedicado ao treinamento de pais sobre com estimular a linguagem de seus filhos e à formação de professores do Ensino Básico sobre como alfabetizar todas as crianças, com especial foco no ensino daquelas com dificuldade gerais e específicas de leitura e de escrita. Nesse sentido, é coordenadora da plataforma Dislexia Brasil. Recentemente presidiu o II Fórum Mundial de Dislexia.

 

Camila Bim
Pesquisadora do LAPAN
Aluna de doutorado em Engenharia Mecânica (Bioengenharia) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Início 2012). Mestrado em Engenharia Mecânica (Ciências Térmicas/Mecânica dos Fluidos) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2010 – 2012). Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2006 – 2009).

 

Cláudia de Almeida Ferreira Diniz
Pesquisadora do LAPAN
Doutoranda em Bioengenharia pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Graduada em Fisioterapia pela UFMG. Especialista em Recursos Terapêuticos Manuais pela FELUMA. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Membro do Laboratório de Bioengenharia e do Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Neurovisão da UFMG, onde desenvolve sistemas de engenharia destinados à avaliação da biomecânica dos movimentos do corpo humano por meio de Cinemetria.
Atua no diagnóstico fisioterapêutico de disfunções de postura e movimento, incluindo alterações de leitura e escrita, a partir do exame da integração funcional entre os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo.
Atua na reabilitação fisioterapêutica das disfunções de postura e movimento, a partir de tratamentos fundamentados em Neurociência do Controle Motor e da Aprendizagem Motora, em Neurointegração Sensorial e Neurovisão, auxiliadas por técnicas de tratamento globalistas de cadeias musculares, RPG e terapia manual.

 

Fabrício Carvalho Soares
Pesquisador do LAPAN
fabricio-carvalho-soaresGraduação em Engenharia Mecânica pela UFMG (2002), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2005) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2009). Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Congonhas. Experiência na área de Bioengenharia – Engenharia Médica, com ênfase em Imagens médicas, e em equipamentos Oftálmicos; na área de automação pneutrônica e ensaios em fluidos e escoamentos.

 

 

Jean Andrade Canestri
Pesquisador do LAPAN
jean-andrade-canestriGraduação em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG (2009), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2013). Experiência na área de Bioengenharia – Engenharia Médica, com ênfase em Imagens médicas, e em equipamentos Oftálmicos.