XXVII Curso DARV

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Data: 26/10 (Pré-curso),27, 28 e 29/10

Carga Horária:  30 horas.

Local: Rua da Paisagem, 220 – Vila da Serra – Belo Horizonte – MG


Fundação Hospital de Olhos
(FHO) é o braço social do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, centro especializado em oftalmologia que há mais de 30 anos promove pesquisas e projetos sobre a relacionados à saúde visual.
Por meio do Curso DARV, mais de 5 mil profissionais já foram capacitados e, destes, mais de 2 mil são Screeners certificados, tornando-se aptos para aplicação da metodologia, identificação dos déficts, além de seleção do melhor recurso assistivo (overlay) para o uso individualizado.

O esforço conjunto de intervenções multidisciplinares somados a aplicação do recurso assistivo proporciona resultados que melhoram e potencializam as condições de aprendizagem nas salas de aula, além de propiciar maior crescimento da produtividade na vida adulta.
Os profissionais capacitados terão seus dados divulgados no portal da Fundação Hospital de Olhos, além de acesso a conteúdos exclusivos e acesso a conteúdos exclusivos sobre a Síndrome de Irlen e suas comorbidades. À rede credenciada, serão oferecidos cursos periódicos de enriquecimento e apoio na divulgação do método e projetos relacionados em sua região, com referência geográfica em sua cidade de atuação.

Faça parte dessa rede multidisciplinar!

 

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IV Congresso Brasileiro de Neurovisão

Data: 23 e 24 de Junho de 2016

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)

Em mais uma edição, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (LAPAN), realizará em Belo Horizonte o IV Congresso Brasileiro de Neurovisão. De maneira interdisciplinar e inovadora, o evento é o único do país destinado à área, o qual busca a cada ano consolidar a Neurovisão – estudo no qual amplia-se a relação entre a visão e o sistema nervoso – como importante campo de conhecimento.

Ao propor a pesquisa translacional, o Congresso Brasileiro de Neurovisão possui a premissa de fazer com que as descobertas dos estudos básicos saiam dos laboratórios e cheguem até a indústria e à prática clínica. O evento se apresenta como uma significativa oportunidade para que cientistas renomados de várias áreas de atuação, médicos e profissionais especialistas no tema compartilhem experiências e multipliquem a informação do que há de mais recente no cenário mundial.

Com o propósito de fomentar a constante interação entre os que produzem e os que aplicam conhecimentos acerca da Neurovisão, a programação do congresso está organizada em três eixos: educação, saúde e pesquisa. Ressalta-se que, nesse processo, a troca de informações é fundamental para o aprofundamento dessa ciência, a fim de despertar interesse do público em formação na área e disseminar a experiência dos que se dedicam aos estudos da Neurovisão.

 

Certificado: Serão entregues certificados de participação.

Inscrição: As inscrições do IV CBNV esgotaram no dia 03/05/2016. Envie seu contato para contato@lapan.com.br para receber informações do V Congresso Brasileiro de Neurovisão a ser realizado em 2017.

Prêmio Dora Ventura:
O Prêmio Dora Ventura visa incentivar a pesquisa científica de qualidade e homenageia a Prof. Dra. Dora Ventura, PhD em Psicofísica e Fisiologia Visual desde 1968, detentora de uma carreira brilhante e prolífica, repleta de prêmios e medalhas. Os dois melhores pôsteres receberão R$ 500 cada, além de certificado de melhor trabalho. Os demais pôsteres receberão certificado de apresentação.
Para concorrer ao prêmio é simples. Basta enviar o título do pôster e o nome dos autores até o dia 10/06/2016 para contato@lapan.com.br. Não há necessidade de enviar o trabalho.
O tema deve estar relacionado à Neurovisão ou ao tema de alguma palestra. Limite de 1 pôster por inscrição.
Clique aqui para ver o modelo do pôster ganhador do prêmio em 2015. Clique aqui para ver outra opção de pôster.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail contato@lapan.com.br ou telefone (31) 3289-2035.

Para mais informações: (031) 3289-2035 ou pelo e-mail contato@lapan.com.br

QUINTA-FEIRA, 23/06/2016

Seção 1: A Neurovisão

08:30 às 09:40 – Credenciamento e Coffee Break

09:40 às 10:00 – Sessão de abertura

10:00 às 10:45 – Conferência 1: Prof. Dr. Ricardo Guimarães: Visão – Uma jornada dos olhos ao cérebro

11:00 às 11:45 – Conferência 2: Prof. Dra. Márcia Guimarães: Sindrome de Irlen no Brasil : Uma década de estudos clínicos

Através da Fundação Hospital de Olhos nos veio o questionamento sobre o fato de que os pacientes enviados por pediatras e neurologistas, professores ou trazidos pelos pais apresentavam queixas que tinham uma aparente conexão com a visão, embora o exame oftalmológico dentro de parâmetros tradicionais não respondesse às reais demandas e sintomas, uma vez que nada de anormal era constatado.
O exame oferecia , na verdade, informações referentes a 10 ou 15% das habilidades visuais envolvidas no aprendizado e para nosso desconforto, sob o diagnóstico de Nihil obstat que emitíamos, estavam sendo construídos programas de reabilitação psicopedagógicos que não levavam em conta obstáculos gerados por um processamento visual insatisfatório. Dados neurocientíficos mostram que a cada década aumenta a dependência da visão como instrumento de interação com o mundo e que um sistema visual “saudável” nos assegura o acesso à Leitura, o ato aprendido mais difícil executado pelo homem.
Aliando pesquisas clínicas e multidisciplinares, foi elaborado um protocolo clínico neurovisual para avaliação deste grupo específico de pacientes. Os resultados no tratamento clínico de déficits no desempenho visuomotor, atencional, percepção espacial, temporal e na oculomotricidade ao longo dos últimos 12 anos serão discutidos assim como as bases neurocientíficas associadas à esta modalidade de intervenção.

12:00 às 13:30 – Almoço

Seção 2: Transtornos do desenvolvimento e intervenção educacional

13:30 às 15:00 – Mesa Redonda: Profa. Dra. Ângela Pinheiro (presidência), Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins-Reis (moderadora), MSc Rita De Cássia Duarte LeiteMSc Aline Davila Barbosa & Profa. Tatiana Linhares: DislexiaBrasil – Rumo à formação acadêmica e profissional em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

A Dislexia, que acomete de 10 a 15% da população, tem forte impacto na realidade educacional visto à dificuldade de sua identificação precoce na escola e ensino adequado às crianças que conseguem ser diagnosticadas. Em uma tentativa de reverter essa situação, o curso “Dislexia: causas e consequências (DCC)”, uma versão adaptada e ampliada da Seção 1 do site DislexiaBrasil, implementado na plataforma virtual de ensino MOODLE, tem se mostrado um recurso promissor na formação de alunos de pedagogia e de profissionais. Relataremos aqui uma primeira experiência nesse sentido.

15:15 às 15:45 – Coffee Break

15:45 às 16:30 – Conferência 3: Profa. Cláudia Diniz: Postura e os movimentos corporais durante a leitura e tarefas visuais

 

 

SEXTA-FEIRA, 24/06/2016

Seção 3: Transtornos do desenvolvimento e intervenção educacional

09:00 às 09:45 – Conferência 4: Profa. Dra. Marilene Cortez: O TDAH e a sala de aula

Os déficits cognitivos envolvidos no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) geram uma incompatibilidade com o meio escolar. Contudo, é crucial refletir sobre a necessidade do sistema educacional desenvolver práticas pedagógicas que supram as dificuldades dos alunos que apresentam déficits em processos cognitivos fundamentais para o aprendizado. Esta palestra relacionará os déficits cognitivos presentes no TDAH como o aprendizado escolar e buscará identificar práticas pedagógicas que possam facilitar o aprendizado desse aluno.

10:00 às 10:30 – Coffee Break

10:30 às 11:15 – Conferência 5: MSc Andressa M. Antunes: Especificidades da intervenção de crianças com Discalculia do Desenvolvimento

A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade persistente e severa na aquisição do conhecimento aritmético. Quando não tratada adequadamente, este transtorno se associa à desfechos negativos para a saúde mental, qualidade de vida e até mesmo empregabilidade e níveis salariais. Apesar deste impacto negativo, as intervenções específicas para a DD são pouco estudadas. O objetivo desta palestra será apresentar as principais características cognitivas, emocionais e sociais da DD, associando-as às técnicas de intervenção baseadas no arcabouço teórico da Neuropsicologia.

11:30 às 12:15 – Conferência 6: Profa. Dra. Ana Amélia Cardoso Rodrigues: Transtornos de processamento sensorial no autismo

Nessa palestra será abordado como o processamento sensorial afeta o dia a dia das pessoas com autismo. De acordo com a teoria de Integração Sensorial, acredita-se que muito dos comportamentos dos autistas se deve a uma forma diferente de sentir e perceber o ambiente através dos sentidos. A partir do momento em que temos este conhecimento, podemos olhar alguns comportamentos com um olhar diferente, o que ajuda a conviver com eles de forma mais eficaz.

12:30 às 13:50 – Almoço

Seção 4: A visão como porta de entrada para o cérebro

13:50 às 14:40 – Conferência 7: Dra. Maria Amin: Processamento cerebral das informações visuais e auditivas

É o cérebro que vê e ouve. As grandes vias aferentes visuais e auditivas captam as imagens e sons do ambiente e as áreas corticais específicas fazem o reconhecimento e a integração destas informações dando sentido a estas imagens e sons. Este é um aspecto do funcionamento cerebral que não deve ser menosprezado ao avaliar uma pessoa, seja criança, adolescente ou mesmo o adulto. Pois, apesar de controvérsias, alterações do processamento visual e/ou auditivo podem ser responsáveis por comprometimento acadêmico significativo sendo em comorbidade ou não com outros transtornos, entrando na lista de diagnósticos diferenciais sempre que a queixa for baixo desempenho escolar. Mas antes de solicitar exames de processamento é imprescindível a pesquisa da acuidade visual e/ou auditiva.

14:50 às 15:20 – Coffee Break

15:20 às 16:10 – Conferência 8: MSc Douglas de Araújo Vilhena: A Psicologia Forense e a interferência visual na entrevista de testemunhas oculares

Você confia plenamente no que você vê? Consegue descrever o rosto de sua avó? A Psicologia Forense tenta compreender como funciona a nossa memória e como a percepção do ambiente pode influenciar o que lembramos. Cerca de 25% das testemunhas oculares acusam erroneamente o suspeito, o que já levou há várias sentenças de morte de pessoas inocentes nos EUA. Esta palestra tentará colocar em questão a confiança que temos em nossa memória, em nossas afirmações e na nossa interação com o ambiente.

16:10 às 16:30 – Prêmio Dora Ventura de melhor pôster

 

 


Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães
ricardo-gumaraes-queiroz Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1975). Especialização e residência Médica em Oftalmologia pela UFMG (1975–77). Doutorado em Oftalmologia (1979) pela UFMG. Fellowship em Córnea e Doenças Externas pela Hospices Civils de Strasbourg (1979), Moorfields Eye Hospital (Londres, 1981), Hotel Dieu de Paris (1980-81) e Georgetown University (Washington, 1982). Fundador, presidente e diretor técnico do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e da Fundação Hospital de Olhos, Cônsul Honorário do Canadá, presidente do Comitê de Saúde da Americam Chamber of Commerce, professor convidado da UFMG, diretor da Associação Comercial de Minas e editor Médico da Revista Ocular Surgery News Latin America. Lidera a gestão da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH.

 

Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães
marcia-reis-guimaraesGraduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Oftalmologia pela Faculdade de Ciências Médicas, Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Paris-V, Doutora em Oftalmologia – área de Neuroftalmologia e Qualidade da Visão – pela UFMG. Fellowship em Patologia Ocular pelo Moorfields Eye Hospital de Londres (Inglaterra) e da Armed Forces Institute of Pathology – Walter Reed Military Hospital (Washington DC, USA). Ex-diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Atuou como Professora do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal de 1978 a 1995. Docente convidada da UNIFESP desde 1989 atuando como Coordenadora da Disciplina de Embriologia, Malformações e Histologia Ocular do Curso Ciências Básicas. Diretora Clínica e Chefe do Departamento de Neurovisão e do Departamento de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados a Visão do Hospital de Olhos de Minas Gerais. Diretoria Científica da Fundação Hospital de Olhos.

 

MSc Douglas de Araújo Vilhena
douglas-araujo-vilhenaMestre em Desenvolvimento Humano (Cognição e Linguagem) pela Universidade Federal de Psicologia (UFMG). Graduado em Psicologia pela UFMG com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Graduado em Química Industrial pelo CEFET-MG, tendo trabalhado no Laboratório de Neurociências Comportamental e Molecular (LaNeC) com análises neuroquímicas em modelos animais de medo e ansiedade. Atualmente é coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicado à Neurovisão (LAPAN) e pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog). Revisor do site DislexiaBrasil e colaborador da Dyslexia International. Presidente do III e IV Congresso Brasileiro de Neurovisão e Administrador Chefe do II e III World Dyslexia Forum. Atua principalmente nos seguintes temas: Dislexia, Testes Cognitivos, Neurociências, Neurovisão e Psicologia Forense.

 

Profa. Dra. Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Imagem inline 1Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial.

 

MSc Andressa Moreira Antunes

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG) e graduada em Psicologia (UFMG). Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (Gestão 2015-2017). Tutora do Programa de Capacitação em Neuropsicologia realizado pela Federação das APAEs de MG. Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG). Tem interesses em Neuropsicologia do desenvolvimento, reabilitação neuropsicológica, transtornos de aprendizagem e síndromes genéticas.

 

Profa. Dra. Ângela Maria Vieira Pinheiro

angela-maria-vieira-pinheiroA profª Drª. Ângela Pinheiro possui graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), mestrado em Psicologia Educacional (University of Glasgow/Escócia), doutorado em Psicologia Cognitiva (University of Dundee/Escócia) e pós-doutorado na Universidade de Educação de Ludwigsburg, em Reutlingen/Alemanha. É professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua, na área de Processos Cognitivos Básicos, desenvolvimento da leitura e da escrita, construção de medidas de reconhecimento de palavras e dislexia do desenvolvimento. Recentemente tem também se dedicado ao treinamento de pais sobre com estimular a linguagem de seus filhos e à formação de professores do Ensino Básico sobre como alfabetizar todas as crianças, com especial foco no ensino daquelas com dificuldade gerais e específicas de leitura e de escrita. Nesse sentido, é coordenadora da plataforma Dislexia Brasil. Recentemente presidiu o II Fórum Mundial de Dislexia.

 

MSc Aline Davila Barbosa

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano (Cognição e Linguagem) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2016).Graduada pela faculdade Fead Minas (2012). Membro do Ambulatório de Linguagem Ângela Pinheiro – ALAP/UFMG. Colaboradora do Laboratório de Cognição e Linguagem – LabCog/UFMG. Experiência em triagem, avaliação, intervenção e reabilitação psicológica em crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento (Distúrbio Específico de Linguagem – DEL e no Transtorno Específico de Aprendizagem com prejuízo na leitura – Dislexia); Psicogeriatria e Saúde do Idoso; Consultorias e Treinamentos especializados para empresas e Docência.

 

 

Prof. MSc Cláudia Diniz

Doutoranda em Bioengenharia pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Graduada em Fisioterapia pela mesma universidade. Especialista em Recursos Terapêuticos Manuais pela FELUMA. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Neurovisão da UFMG. Tem experiência clínica em análise neurofuncional e diagnóstico fisioterapêutico de disfunções motoras e posturais, com ênfase nas áreas de neurovisão e neuropediatria. Tem experiência clínica em tratamento neurofuncional de disfunções posturais e disfunções motoras, incluindo alterações de leitura e escrita. Atua com Reeducação Motora e Postural a partir de Neurointegração Sensorial, em tratamentos fundamentados na neurociência do Comportamento Motor e com auxílio de abordagens globalistas por cadeias musculares, RPG e terapia manual.

 

Dra. Maria Amin

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG. Pediatria e Neurologia infantil na Fundação Benjamin Guimarães – Hospital da Baleia. Pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial, pelo Instituto Eficaz – Maringá – PR. Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil latu senso – Serviço de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Especialização latu senso em Saúde Mental da Infância e Adolescência – Faculdade de Medicina Ciências Médicas. Neurologista infantil da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 1995 a 2015. Pediatra e neurologista infantil atuando na área desde 1987. Escritora de livros infantis. Certificação pelo MEC por meio do Prolibras, para ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Professora no programa de Pós-graduação da Faculdade São Camilo, Curso de Especialização em Neurociências e Psicanálise Aplicadas à Educação, disciplina Síndromes genéticas que afetam a aprendizagem e epilepsia de 2009 a 2013. Professora da Pós-graduação da Faculdade UNA, Curso de Neurociências aplicada à Educação desde 2015.

 

Profa. Dra. Marilene Tavares Cortez

Graduada em História (1986) e em Psicologia (1993) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Mestre em Estudos Linguísticos (2003) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano, na linha de pesquisa Cognição e Linguagem, pela Universidade Federal de Minas Gerais. A tese abordou “O desempenho cognitivo e escolar da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”. De 2003 a 2014 foi professora no curso de Psicologia da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi/UEMG). Desde 2006 desenvolve projetos de pesquisa e de extensão sobre os aspectos cognitivos envolvidos no TDAH. Atualmente é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais/Divinópolis no curso de Psicologia e desenvolve projetos de pesquisa e de extensão sobre o TDAH e crianças em risco para a Dislexia. Em 2015 iniciou uma pesquisa, de caráter quantitativo do tipo exploratório, investigando a porcentagem de idosos em Divinópolis, que apresenta, indicadores para a Doença de Alzheimer (DA), utilizando a bateria Neuropsicológica do Consortium to Establish a Registry for Alzheimer Disease (CERAD) para a avaliação dos processos cognitivos.

 

MSc Rita De Cássia Duarte Leite

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991), Especialização em Linguagem pelo CEFAC (2000) e Mestrado em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2008). Doutoranda no curso de Pós-Graduação da Psicologia, na linha de pesquisa Linguagem e Cognição, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Foi professora do curso de Fonoaudiologia da Fead-MG, no período de 2003 a 2012 e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no período de 2012 a 2013. Foi Professora Substituta do Curso de Fonoaudiologia da UFMG de 2013 a 2014. Nas três instituições atuou principalmente nos seguintes temas: atualizações fonoaudiológicas, interfaces: linguagem, educação e fonoaudiologia, supervisão de estágio nas áreas de linguagem e fala. É pesquisadora no Laboratório de Processos Cognitivos – LabCog, no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Profa. Tatiana de Deus Corrêa Linhares

Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2005), com especialização em Psicomotricidadde (FINOM, 2008) e em Saúde Pública – ênfase Saúde da Mulher e do Recém-Nascido (Residência Multiprofissional em Saúde – bolsista Ministério da Saúde – 2011). Possui formação complementar no Desenvolvimento Infantil, Linguagem e Cognição, Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (EAD). Atualmente é mestranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UFMG com pesquisas relacionadas a dificuldades e transtornos de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento, formação de professores e aprendizagem online. Também é professora do ensino superior privado na cidade de Belo Horizonte e tutora do GIZ/Prograd /UFMG (Rede de Desenvolvimento de Práticas do Ensino Superior). Temas de interesse: interface saúde e educação; processos de aprendizagem; neurociências; desenvolvimento humano; promoção do desenvolvimento infantil ; transtornos do neurodesenvolvimento e identificação precoce; formação de professores; EAD.

 

Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Martins-Reis

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG e orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fluência e Distúrbios da Fluência, Linguagem Oral e Escrita e Saúde Coletiva.

 

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)

Presidente: Douglas de Araújo Vilhena.

Coordenadora: Dra. Ângela Pinheiro.

Comissão Científica: Dr. Ricardo Guimarães; Dra. Márcia Guimarães.

Comissão de eventos: Fabiana Daher de Oliveira, Camila Sales.

XXVI Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados À Visão (DARV)

Data: 18/05 (Pré-cuso),19, 20 e 21/05

Carga Horária:  30 horas.

Local: Rua da Paisagem, 220 – Vila da Serra – Belo Horizonte – MG


Fundação Hospital de Olhos
(FHO) é o braço social do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, centro especializado em oftalmologia que há mais de 30 anos promove pesquisas e projetos sobre a relacionados à saúde visual.
Por meio do Curso DARV, mais de 5 mil profissionais já foram capacitados e, destes, mais de 2 mil são Screeners certificados, tornando-se aptos para aplicação da metodologia, identificação dos déficts, além de seleção do melhor recurso assistivo (overlay) para o uso individualizado.

O esforço conjunto de intervenções multidisciplinares somados a aplicação do recurso assistivo proporciona resultados que melhoram e potencializam as condições de aprendizagem nas salas de aula, além de propiciar maior crescimento da produtividade na vida adulta.
Os profissionais capacitados terão seus dados divulgados no portal da Fundação Hospital de Olhos, além de acesso a conteúdos exclusivos e acesso a conteúdos exclusivos sobre a Síndrome de Irlen e suas comorbidades. À rede credenciada, serão oferecidos cursos periódicos de enriquecimento e apoio na divulgação do método e projetos relacionados em sua região, com referência geográfica em sua cidade de atuação.

Faça parte dessa rede multidisciplinar!

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III Congresso Brasileiro de Neurovisão

Data: 19 e 20 de novembro de 2015

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)

Em mais uma edição, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão (LAPAN), realizou em Belo Horizonte, no período de 19 a 20 de novembro de 2015, o III Congresso Brasileiro de Neurovisão. De maneira interdisciplinar e inovadora, o evento é o único do país destinado à área, o qual busca a cada ano consolidar a Neurovisão – estudo no qual amplia-se a relação entre a visão e o sistema nervoso – como importante campo de conhecimento.

Investimento: R$ 130,00

Certificado: Foram entregues certificados de participação e apresentação de pôsteres.

Apresentação de pôster e prêmio Dora Ventura.

O prêmio, que visa incentivar a pesquisa científica de qualidade, homenageia a Prof. Dra. Dora Ventura, PhD em Psicofísica e Fisiologia Visual desde 1968, detentora de uma carreira brilhante e prolífica, repleta de prêmios e medalhas.

Os dois melhores trabalhos receberam R$ 500 cada, além de certificado de melhor trabalho. Os demais pôsteres receberam certificado de apresentação.


08:30 – 09:30 – Credenciamento

09:30 – 10:00 – Sessão de abertura

10:00 – 10:45 – Conferência 1: Prof. Dr. Ricardo Guimarães: A Neurovisão na clínica oftalmológica

11:00 – 11:45 – Conferência 2: Prof. MSc Vagner Milani: Neurociência e comportamento Humano: um novo caminhar para a educação

 12:00 – 13:30 – Almoço

 13:30 – 14:15 – Conferência 3: Profa. Dra. Márcia Guimarães: Déficits na percepção de movimentos no campo visual periférico em motoristas e atletas

14:30 – 15:15 – Conferência 4: MSc Douglas de Araújo Vilhena: Padrões de oculomotricidade na leitura de pacientes com Síndrome de Irlen e efeito terapêutico das lâminas espectrais

15:30 – 16:00 – Coffee Break

16:00 – 16:45 – Conferência 5: Prof. Dra. Marilia Maakaroum: Contribuições das Neurociências à atuação Clinica e Educacional

09:00 – 09:45 – Conferência 6: Prof. Dr. Natanael Santos: A importância da sensibilidade ao contraste visual no dia a dia: Pesquisas Básica e Clínica

10:00 – 10:30 – Coffee Break

10:30 – 11:15 – Conferência 7: Profa. Dra. Márcia Guimarães: Lentes medicinais Zeiss

11:30 – 12:00 – Conferência 8: Norma Volpi: Desafios e oportunidades no atendimento clínico e educacional dos pacientes com Síndrome de Irlen

 12:00 – 13:30 – Almoço

13:30 – 14:30 – Conferência 9: Profa. Dra. Márcia Guimarães: Alterações congênitas e adquiridas na visão de cores e seus possíveis impactos na vida diária

14:30 – 15:15 – Conferência 10: Profa. Dra. Zenita Guenther: Dupla excepcionalidade – quando a limitação sensorial dificulta o reconhecimento da capacidade intelectual elevada

15:30 – 16:15 – Conferência 11: Prof. Dr. Sebastião Gusmão: A evolução do cérebro

16:30 – 17:00 – Coffee Break e seção de autógrafos

17:00 – 17:45 – Conferência 12: Prof. Dr. Ricardo Guimarães: Aspectos translacionais da Neurovisão no Brasil


Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães
ricardo-gumaraes-queiroz Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1975). Especialização e residência Médica em Oftalmologia pela UFMG (1975–77). Doutorado em Oftalmologia (1979) pela UFMG. Fellowship em Córnea e Doenças Externas pela Hospices Civils de Strasbourg (1979), Moorfields Eye Hospital (Londres, 1981), Hotel Dieu de Paris (1980-81) e Georgetown University (Washington, 1982). Fundador, presidente e diretor técnico do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e da Fundação Hospital de Olhos, Cônsul Honorário do Canadá, presidente do Comitê de Saúde da Americam Chamber of Commerce, professor convidado da UFMG, diretor da Associação Comercial de Minas e editor Médico da Revista Ocular Surgery News Latin America. Lidera a gestão da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH.

Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães
marcia-reis-guimaraesGraduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Oftalmologia pela Faculdade de Ciências Médicas, Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Paris-V, Doutora em Oftalmologia – área de Neuroftalmologia e Qualidade da Visão – pela UFMG. Fellowship em Patologia Ocular pelo Moorfields Eye Hospital de Londres (Inglaterra) e da Armed Forces Institute of Pathology – Walter Reed Military Hospital (Washington DC, USA). Ex-diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Atuou como Professora do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal de 1978 a 1995. Docente convidada da UNIFESP desde 1989 atuando como Coordenadora da Disciplina de Embriologia, Malformações e Histologia Ocular do Curso Ciências Básicas. Diretora Clínica e Chefe do Departamento de Neurovisão e do Departamento de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados a Visão do Hospital de Olhos de Minas Gerais. Diretoria Científica da Fundação Hospital de Olhos.

MSc Douglas de Araújo Vilhena
douglas-araujo-vilhenaMestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UFMG com parte realizada na University of Leeds (Reino Unido). Graduado em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão e Pesquisador do Laboratório de Processos Cognitivos. Revisor do site DislexiaBrasil. Administrador Chefe do Fórum Mundial de Dislexia II (Brasil) e III (Estados Árabes).

Profa. Dra. Marília Maakaroun
Possui doutorado em Medicina (Pediatria) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2000). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e coordenadora do “Curso de Saúde Mental da Infância e Adolescência” da FCMMG . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psiquiatria da infância e da adolescência, pediatria, medidas de proteção coletiva, fatores de risco e adolescência. Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Dependência Química com Ênfase em Políticas Sociais da Faculdade Promove de Minas Gerais.

Prof. Dr. Natanael Antônio dos Santos
60b7d52e0025d7d130_l_ba0b6Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Professor Associado III da Universidade Federal da Paraíba. Mentor e primeiro coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC-UFPB). Bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 1C) do CNPq. Tem experiência na área de Neurociência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sensibilidade ao contraste, processamento visual, desenvolvimento e envelhecimento dos processos básicos e transtornos neuropsicológicos.

Norma Suely Rocha Volpi
Norma VolpiEspecialista de Educação com mais de trinta anos de experiência na educação pública e privada e experiência profissional em magistério, coordenação, administração e supervisão escolar. Bióloga, Pedagoga, Psicopedagoga, pós-graduada em Didática do Magistério do 3º grau, Jogos Cooperativos e Neuroeducação. Especialista em Educação como Política Pública, Gerontologia. Atualmente atua em Clínica, com Orientação para aprendizagem organizacional, emocional e motivacional para crianças, adolescentes e adultos, com Acompanhamento Neuroeducacional Individual, como Mediadora do PEI: Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein e como Avaliadora da Síndrome de Irlen. Co-autora do livro “Um Salto Quântico para a Genialidade, todos nascem para se tornarem geniais”. Voluntária no Grupo do Projeto de Prevenção da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Pós-Graduanda em Medicina Comportamental pela UNFESP. Faz parte do Programa de Atualização Profissional em Ansiedade, extensão do curso de Medicina -UNIFESP.

Prof. MSc Vagner Milani
servletrecuperafotoGraduado em Ciências Biológicas (LP/Bal) pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2003), possui mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/HCPA (2006) e especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2014). Doutorando em Microbiologia Agrícola pela USP/ESALQ. Atua como professor desde 2002 em diferentes níveis de ensino com atividades voltadas a metodologias que contemplem inter-relações para o desenvolvimento humano a partir de princípios da neurociência, etologia e pedagogia. Tem experiência em Biotecnologias, atuando nas seguintes áreas: Biologia Celular e Molecular, Genética, Microbiologia, Bioinformática, Educação e Neurociência.

Profa. Dra. Zenita Cunha Guenther
zenita-cunha-guentherGraduada em Psicologia pela University of South Florida, com especialização em Gifted Education pela University of South Florida, especialização em Educação Pré-Escolar pela Indiana University, mestrado em Guidance And Counseling pela University of South Florida, doutorado em Education Foundations Psychology pela University of Florida, e pós-doutorado pela Purdue University. É fundadora do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, instutição de referência internacional na educação de jovens Bem Dotados. É autora de 27 livros/capítulos e importantes artigos científicos.

Prof. Dr. Sebastiao Nataniel Silva Gusmão

imagePossui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais(1973), especialização em Neurocirurgia pelo Departamento de Neurocirurgia do National Hospital For Nervous Diseases(1979), especialização pela Faculté de Medecine da Université Louis Pasteur(1979), mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1984), doutorado em Medicina (Neurocirurgia) pela Universidade Federal de São Paulo(1993) e residencia-medicapela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais(1976). Atualmente é Membro de corpo editorial da Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, Membro de corpo editorial da Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia, Membro de corpo editorial da Revista Médica de Minas Gerais, Membro de corpo editorial da Arquivos de Neuro-Psiquiatria e Coordenador do Serviço de Neurocirurgia da Hospital Luxemburgo. Tem experiência na área de Medicina.

 

Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG).

Avenida Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte/MG – Brasil

Presidente: Douglas de Araújo Vilhena.

Comissão Científica: Dra. Ângela Pinheiro; Dr. Ricardo Guimarães; Dra. Márcia Guimarães.

Comissão de eventos: Fabiana Daher de Oliveira, Camila Sales.

+55 31 3289-2035
contato@lapan.com.br
Rua da Paisagem, 220. Vila da Serra
Belo Horizonte / MG
CEP: 30720-600

XXV Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados À Visão (DARV)

Data: 01 a 03 de Outubro de 2015

Síndrome de Irlen – Entenda por que ler pode ser tão difícil

Para muitas pessoas, independente da idade, nível de inteligência, acuidade visual normal ou corrigida, a leitura e o aprendizado podem ser árduas tarefas, gerando baixo rendimento escolar e profissional. Isto porque para ter uma boa visão é necessário além de olhos sadios, um perfeito processamento neurovisual.

Compreenda porque ler pode ser tão difícil, aprenda a identificar as disfunções e déficits de aprendizagem relacionados à visão e saiba intervir precocemente, aplicando a nossa metodologia em seus alunos e/ou clientes.

O objetivo do Curso é desmistificar conceitos sobre visão e aprendizagem, incorporar novos conhecimentos disponibilizados pelas Neurociências, dando suporte a profissionais de saúde e educação na identificação de portadores que com frequência são considerados indisciplinados, desmotivados ou incompetentes.

Mais de 5.000 profissionais da saúde e da educação, em 26 Estados brasileiros, já foram capacitados pela Fundação Hospital de Olhos. Juntos, vamos ajudar mais crianças e adultos brasileiros a ver e ler melhor. Faça parte dessa rede multidisciplinar.

Data do Evento

01, 02 e 03 de Outubro de 2015, com um pré-curso dia 30 de Setembro, o qual é optativo e sem custos adicionais (é imprescindível 75% de presença nas aulas para certificação).

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Reunião Científica – Junho

Oftalmologia em destaque na Reunião Científica 2015

Todas as quartas-feiras, às 19h, você tem um encontro marcado com profissionais que são destaque na medicina oftalmológica. A Reunião Científica é um programa de aperfeiçoamento oferecido pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães que busca compartilhar experiências e valores entre médicos oftalmologistas e médicos residentes.

Ao oferecer conhecimento enriquecedor, a programação de 2015 é gratuita e abordará diversas temáticas por meio de conteúdo teórico formulado por profissionais renomados e experientes.

JUNHO-01

XXIV Curso de Distúrbios de Aprendizagem Relacionados À Visão (DARV)

Data: 20 a 23 de Maio de 2015

Síndrome de Irlen – Entenda por que ler pode ser tão difícil

Para muitas pessoas, independente da idade, nível de inteligência, acuidade visual normal ou corrigida, a leitura e o aprendizado podem ser árduas tarefas, gerando baixo rendimento escolar e profissional. Isto porque para ter uma boa visão é necessário além de olhos sadios, um perfeito processamento neurovisual.

Compreenda porque ler pode ser tão difícil, aprenda a identificar as disfunções e déficits de aprendizagem relacionados à visão e saiba intervir precocemente, aplicando a nossa metodologia em seus alunos e/ou clientes.

O objetivo do Curso é desmistificar conceitos sobre visão e aprendizagem, incorporar novos conhecimentos disponibilizados pelas Neurociências, dando suporte a profissionais de saúde e educação na identificação de portadores que com frequência são considerados indisciplinados, desmotivados ou incompetentes.

Mais de 5.000 profissionais da saúde e da educação, em 25 Estados brasileiros, já foram capacitados pela Fundação Hospital de Olhos. Juntos, vamos ajudar mais crianças e adultos brasileiros a ver e ler melhor. Faça parte dessa rede multidisciplinar.

Data do Evento

21, 22 e 23 de Maio de 2015, com um pré-curso dia 20 do mesmo mês, o qual é optativo e sem custos adicionais (é imprescindível 75% de presença nas aulas para certificação).

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Reunião Científica – Maio

Oftalmologia em destaque na Reunião Científica 2015

 Todas as quartas-feiras, às 19h, você tem um encontro marcado com profissionais que são destaque na medicina oftalmológica. A Reunião Científica é um programa de aperfeiçoamento oferecido pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães que busca compartilhar experiências e valores entre médicos oftalmologistas e médicos residentes.

Ao oferecer conhecimento enriquecedor, a programação de 2015 é gratuita e abordará diversas temáticas por meio de conteúdo teórico formulado por profissionais renomados e experientes.

MAIO-01

Reunião Científica – Abril

Oftalmologia em destaque na Reunião Científica 2015

Todas as quartas-feiras, às 19h, você tem um encontro marcado com profissionais que são destaque na medicina oftalmológica. A Reunião Científica é um programa de aperfeiçoamento oferecido pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães que busca compartilhar experiências e valores entre médicos oftalmologistas e médicos residentes.

Ao oferecer conhecimento enriquecedor, a programação de 2015 é gratuita e abordará diversas temáticas por meio de conteúdo teórico formulado por profissionais renomados e experientes.

Reuniao Cientifica Abril

II Congresso Brasileiro de Neurovisão

Data: 12 a 14 de Julho de 2014

A Sociedade Brasileira de Neurovisão (SBNV) promove o II Congresso Brasileiro de Neurovisão na capital mineira. Diante do primeiro congresso que reuniu os estudiosos da Neurovisão de vários estados do Brasil e de outros países essa edição contou com um congresso de proporções ainda maiores.

O Congresso aconteceu entre os dias 04 e 07 de novembro, na UFMG, proporcionando o diálogo entre os que produzem o conhecimento e os que o aplicam.

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