Publicações

Artigos completos publicados em periódicos (a partir de 2010)

  1. Vilhena, D. A., Guimarães, M. R., Guimarães, R. Q., & Pinheiro, A. M. V. . Função visual magnocelular na dislexia do desenvolvimento: déficit na perimetria de frequência duplicada e nas habilidades motoras oculares [Magnocellular visual function in developmental dyslexia: deficit in frequency-doubling perimetry and ocular motor skills]. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 84(5), 442-448, 2021. https://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20210069
  2. GUIMARÃES, M. R.; VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, Ângela M. V. Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa de 1980 a 2008 [Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: Integrative review from 1980 to 2008]. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e251101220366, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20366
  3. Leão, D. M. P., Vilhena, D. A., Ottoni, P. C., Batista, M. R., Leão, J. P. P., Guimarães, M. R., & Ruginsk, S. G. . Estresse visual associado à dificuldade de leitura: prevalência e intervenção em alunos do ensino fundamental [Visual stress associated with reading difficulties: prevalence and intervention in elementary school students]. Research, Society and Development, 10(11), e430101119914, 1-13, 2021. https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19914
  4. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Fidedignidade, Validade e Normatização do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças [Reliability, Validity and Standardization of the Reading Test: Sentence Comprehension]. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UNB. IMPRESSO), v. 36, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e36325
  5. VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, M. R.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, A. M. V. . Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: an integrative review [Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa]. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 22, p. e17519, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202022317519
  6. PINHEIRO, A. M. V. ; ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 37, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e190003.
  7. GARCIA, A. C. O. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. ; SANTOS, T. M. M. . Association between auditory temporal and visual processing in reading skill. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 21, p. 1-10, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20192156119
  8. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LOEW, S. J. ; GUIMARAES, R. Q. . Spectral Overlays for Reading Difficulties: Oculomotor Function and Reading Efficiency Among Children and Adolescents With Visual Stress. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. X, p. 003151251988977-0, 2019. http://dx.doi.org/10.1177/0031512519889772
  9. AMORIM, L.S.; FERREIRA, F.M.F.; GUIMARÃES, J.R.; PEIXOTO, Z.M.A. Automatic segmentation of blood vessels in retinal images using 2D Gabor wavelet and sub-image thresholding resulting from image partition. Res. Biomed. Eng., v. 35, p. 241, 2019. 
  10. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora do desempenho de leitura com o uso de lâminas espectrais: revisão sistemática e meta-análise. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), v. 36, p. 343-361, 2019.
  11. SOARES, F. C.; PINOTTI, M. Metodologia utilizada para calcular o bloco óptico de um sistema de triagem da acuidade visual utilizando tela LCD. FORSCIENCE, v. 6, p. 148, 2018.
  12. DINIZ, C. A. F.; ANDRADE, M. V. F.; SILVA, B. P. A.; DUARTE, M. L. M.; DONADON, L. V.; GUIMARÃES, R. G.; GUIMARÃES. M. A low cost stereophotogrammetric system for the evaluation of tridimensional head translations during visual tasks, Journal of Medical Engineering & Technology, 42(6), 411-419, 2018. DOI: 10.1080/03091902.2018.1529203
  13. VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  14. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  15. GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.
  16. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T – prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.
  17. ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.
  18. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.
  19. SOARES, F. C. ; BARBOSA, M. P. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. F. C. R. . Desenvolvimento de um sistema de triagem da acuidade visual e do limiar auditivo acoplados em um banco de dados. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 6, p. 32-44, 2017.
  20.  VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test – Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.
  21. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V.. Revised version of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher: final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15(4), p. 1-13, 2016.
  22. BICALHO, L. F. ; ALMEIDA, M. Z. T. ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; SILVA, J. R. G. ; FULLY, F. . Síndrome de Irlen: um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, p. 35-44, 2015.
  23. VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.
  24. PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.
  25. GUIMARÃES, Márcia Reis. Síndrome de Irlen. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 1, p. 41-47, 2011.
  26. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, J. R. ; GUIMARÃES, R. Q. ; NOGUEIRA, M. R. V. ; BOTELHO, M. R. ; GUIMARAES, M. E. A. . Selective spectral filters in the treatment of visually induced headaches and migraines – A clinical study of 93 patients. HEADACHE MEDICINE, v. 1, p. 72, 2010.

Livros publicados/organizados

  1. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 9º Congresso Brasileiro e 3º Internacional de Neurociências da Visão = Proceedings of the 9th Brazilian and 3rd International Congress of Vision Neurosciences. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
  2. SCLIAR-CABRAL, L. (Org.) ; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO (Org.) . Book of Abstracts of the 12th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL). 1. ed. , 2021. 247p .
  3. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 7º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 7th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. ISSN: 978-65-86989-02-1.
  4. PINHEIRO, Ângela Maria Viera; SCILAR-Cabral Leonor. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
  5. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 6th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. GeraisISBN: 978-65-86989-01-4.
  6. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 5th Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. ISBN: 978-65-86989-03-8.
  7. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p. ISBN: 978-85-62707-78-0.
  8. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p. ISBN: 978-85-62707-56-8.
  9. PINHEIRO, A. M. V.; SCILAR C. L. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.

Capítulos de livros

  1. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 155-160.
  2. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Taxa de Leitura (RRT). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 161-166.
  3. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 167-174.
  4. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 217-222.
  5. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 175-180.
  6. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; PINHEIRO, A. M. V. ; GUIMARAES, R. Q. . Filtros espectrais melhoram a eficiência da leitura e dos movimentos oculares: estudo longitudinal de 177 adultos. In: Ângela Mathylde Soares; Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão; Luís Miguel Neves. (Org.). Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes. 1ed.Belo Horizonte: Artesã Editora, 2019, v. 2, p. 263-275.
  7. GUIMARÃES, R. Q.; GUIMARÃES, Márcia Reis. História da cirurgia refrativa: córnea e catarata. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 444-451.
  8. GUIMARÃES, Márcia Reis; ALENCAR, C. D. C.; GUIMARÃES, R. Q.. Os limites da visão humana. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 59-64.
  9. PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.
  10. VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.
  11. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.
  12. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, I. R.. Aprendizagem e Leitura – Síndrome de Irlen. In: Orly Zucatto Mantovani de Assis. (Org.). Neurociências e Educação. 1ed.Campinas: Book Editora, 2013, v. 1, p. 175-186.
  13. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARÃES, R. Q.. Avaliação da Visão Funcional em Distúrbios de Aprendizagem – O Papel do Oftalmologista nos Déficits de Visão e Aprendizagem. In: Liana O. Ventura, Simone B. Travassos, Orlando Alves da Silva, Margarida Dolan. (Org.). Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. , p. 159-174.
  14. GUIMARÃES, Márcia Reis; BARON, J. ; BALDO, M. V. ; GUIMARÃES, R. Q. ; BECHARA, S. . Neuroadaptação e plástica cortical na cirurgia refrativa: presente e futuro. In: José Ricardo Carvalho Lima Rehder; Marco Antônio Rey de Faria; Edmundo José Velasco Martinelli. (Org.). Estudos Clínicos: Cirurgia Refrativa. 1ed.: Navio MSC Ópera, 2009, v. 1, p. 21-56.

Teses, Dissertações e Monografias (em andamento)

  1. Graciele Ferreira de Sousa. Habilitar professores para o reconhecimento dos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão (DARV) no contexto escolar. Universidade Católica de Brasília – UCB. Orientador: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães.
  2. Érica Jamal. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROFEI – MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA. UNESPAR.
  3. Renata Kozlowski. Fatores genéticos envolvidos na Síndrome de Irlen. 2018-2020. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Roberto Herai.

Teses, Dissertações e Monografias (concluídos)

  1. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinico-Institucional) – ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.
  2. Ana Carla Garcia. Efeitos da Dupla Perda Sensorial (auditiva e visual) na Capacidade Funcional de Idosos [Effect of Dual sensory loss on the quality of life and functionality of older adults from the International Classification of Functioning, Disability and Health perspective]. 2017-2021. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com parte na Universitè de Montreal. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn-Santos.
  3. Ana Carla Garcia. Efeito das Lâminas Espectrais sobre Desempenho da Leitura em Escolares do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn-Santos.
  4. Ana Isabel Arroyave Guzmán. O texto treme? Investigação sobre as possíveis causas do Estresse Visual ou Síndrome de Irlen. 2017-2019. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientadora: Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima.
  5. Camila Bim. Desenvolvimento e testes preliminares de um sistema de pupilometria dinâmica aplicado em seres humanos. 2016. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte.
  6. Cláudia de Almeida Ferreira Diniz. Estudo estereofotogramétrico da cinemática da cabeça de indivíduos com estresse visual. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Co-orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon.
  7. Daniela Maggioni Pereira Leão. Efeitos do uso de lâminas espectrais para tratamento da Síndrome de Meares-Irlen em alunos do ensino fundamental do município de Alfenas-MG. 2018. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde) – Universidade Federal de Alfenas. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvia Graciela Ruginsk Leitão.
  8. Douglas de Araújo Vilhena. Avaliação da habilidade de leitura de crianças do ensino fundamental: medidas direta e indireta. 2015. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro.
  9. Fabrício Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Criancas em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marcos Pinotti Barbosa.
  10. Jean Andrade Canestri. Sistema Integrado de Monitoramento da Saúde da Criança na Escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa.
  11. Jean Andrade Canestri. Desenvolvimento de um sistema de identificação e rastreamento ocular. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira.
  12. Laura Nequini de Faria. Frequência da Síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. 2011. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leonor Bezerra Guerra. Co-orientador: Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães.
  13. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação: Especialização em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais.
  14. Poliany Ferreira Santos. Projeto, implementação e validação de uma superfície inteligente para monitoramento de estabilidade humana estática e dinâmica. 2017. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Paiva Martins.
  15. Thiago Santiago Freitas. Desenvolvimento de um dispositivo LED RGB microcontrolado para reprodução da cromaticidade dos Overlays Irlen e suas combinações. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Antônio Maia.
  16. Valéria Prata Lopes. Influência da vibração de corpo inteiro, mídias e iluminação artificial na cinemática ocular durante atividades de leitura realizadas por portadores de estresse visual: estudo preliminar. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte.
  17. Douglas de Araújo Vilhena. DÉFICIT MAGNOCELULAR E ESTRESSE VISUAL ASSOCIADOS À DIFICULDADE DE LEITURA: conceituação, avaliação e intervenção. 2017-2021. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento) – Universidade Federal de Minas Gerais com parte na Universidade do Porto. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Guimarães
  18. Izabel Cristina Soares Araujo. Qualidade de vida de pacientes com Síndrome de Meares-Irlen e Estresse Visual. 2017-2021. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção a Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Barichello.