Publicações

Artigos completos publicados em periódicos (após 2010)

  1. VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  2. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  3. GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.
  4. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T – prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.
  5. ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.
  6. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.
  7. SOARES, F. C. ; BARBOSA, M. P. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. F. C. R. . Desenvolvimento de um sistema de triagem da acuidade visual e do limiar auditivo acoplados em um banco de dados. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 6, p. 32-44, 2017.
  8.  VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test – Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.
  9. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V.. Revised version of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher: final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15(4), p. 1-13, 2016.
  10. BICALHO, L. F. ; ALMEIDA, M. Z. T. ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; SILVA, J. R. G. ; FULLY, F. . Síndrome de Irlen: um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, p. 35-44, 2015.
  11. VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.
  12. PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.
  13. GUIMARÃES, Márcia Reis. Síndrome de Irlen. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 1, p. 41-47, 2011.
  14. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, J. R. ; GUIMARÃES, R. Q. ; NOGUEIRA, M. R. V. ; BOTELHO, M. R. ; GUIMARAES, M. E. A. . Selective spectral filters in the treatment of visually induced headaches and migraines – A clinical study of 93 patients. HEADACHE MEDICINE, v. 1, p. 72, 2010.

Livros publicados/organizados

  1. PINHEIRO, Ângela Maria Viera; SCILAR-Cabral Leonor. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
  2. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 5th Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
  3. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p.
  4. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p .

 

Capítulos de livros

  1. GUIMARÃES, R. Q.; GUIMARÃES, Márcia Reis. História da cirurgia refrativa: córnea e catarata. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 444-451.
  2. GUIMARÃES, Márcia Reis; ALENCAR, C. D. C.; GUIMARÃES, R. Q.. Os limites da visão humana. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 59-64.
  3. PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.
  4. VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.
  5. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.
  6. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, I. R.. Aprendizagem e Leitura – Síndrome de Irlen. In: Orly Zucatto Mantovani de Assis. (Org.). Neurociências e Educação. 1ed.Campinas: Book Editora, 2013, v. 1, p. 175-186.
  7. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARÃES, R. Q.. Avaliação da Visão Funcional em Distúrbios de Aprendizagem – O Papel do Oftalmologista nos Déficits de Visão e Aprendizagem. In: Liana O. Ventura, Simone B. Travassos, Orlando Alves da Silva, Margarida Dolan. (Org.). Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. , p. 159-174.
  8. GUIMARÃES, Márcia Reis; BARON, J. ; BALDO, M. V. ; GUIMARÃES, R. Q. ; BECHARA, S. . Neuroadaptação e plástica cortical na cirurgia refrativa: presente e futuro. In: José Ricardo Carvalho Lima Rehder; Marco Antônio Rey de Faria; Edmundo José Velasco Martinelli. (Org.). Estudos Clínicos: Cirurgia Refrativa. 1ed.: Navio MSC Ópera, 2009, v. 1, p. 21-56.

 

Teses, Dissertações e Monografias

  1. Jean Andrade Canestri. Sistema Integrado de Monitoramento da Saúde da Criança na Escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Pinotti Barbosa.
  2. Laura Nequini de Faria. Frequência da síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais.
  3. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação: Especialização em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais.
  4. Fabricio Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Criancas em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marcos Pinotti Barbosa.
  5. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinico-Institucional) – ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.