Publicações

Artigos completos publicados em periódicos (a partir de 2010)

  1. PINHEIRO, A. M. V. ; ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 37, p. 1-12, 2020.
  2. GARCIA, A. C. O. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. ; SANTOS, T. M. M. . Association between auditory temporal and visual processing in reading skill. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 21, p. 1-10, 2019.
  3. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LOEW, S. J. ; GUIMARAES, R. Q. . Spectral Overlays for Reading Difficulties: Oculomotor Function and Reading Efficiency Among Children and Adolescents With Visual Stress. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. X, p. 003151251988977-0, 2019.
  4. AMORIM, L.S.; FERREIRA, F.M.F.; GUIMARÃES, J.R.; PEIXOTO, Z.M.A. Automatic segmentation of blood vessels in retinal images using 2D Gabor wavelet and sub-image thresholding resulting from image partition. Res. Biomed. Eng. (2019) 35: 241. 
  5. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora do desempenho de leitura com o uso de lâminas espectrais: revisão sistemática e meta-análise. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), v. 36, p. 343-361, 2018.
  6. SOARES, F. C.; PINOTTI, M. Metodologia utilizada para calcular o bloco óptico de um sistema de triagem da acuidade visual utilizando tela LCD. FORSCIENCE, v. 6, p. 148, 2018.
  7. VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  8. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  9. GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.
  10. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T – prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.
  11. ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.
  12. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.
  13. SOARES, F. C. ; BARBOSA, M. P. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. F. C. R. . Desenvolvimento de um sistema de triagem da acuidade visual e do limiar auditivo acoplados em um banco de dados. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 6, p. 32-44, 2017.
  14.  VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test – Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.
  15. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V.. Revised version of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher: final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15(4), p. 1-13, 2016.
  16. BICALHO, L. F. ; ALMEIDA, M. Z. T. ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; SILVA, J. R. G. ; FULLY, F. . Síndrome de Irlen: um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, p. 35-44, 2015.
  17. VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.
  18. PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.
  19. GUIMARÃES, Márcia Reis. Síndrome de Irlen. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 1, p. 41-47, 2011.
  20. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, J. R. ; GUIMARÃES, R. Q. ; NOGUEIRA, M. R. V. ; BOTELHO, M. R. ; GUIMARAES, M. E. A. . Selective spectral filters in the treatment of visually induced headaches and migraines – A clinical study of 93 patients. HEADACHE MEDICINE, v. 1, p. 72, 2010.

Livros publicados/organizados

  1. PINHEIRO, Ângela Maria Viera; SCILAR-Cabral Leonor. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
  2. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 6th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018.
  3. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 5th Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
  4. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p.
  5. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p .
  6. PINHEIRO, A. M. V.; SCILAR C. L. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.

Capítulos de livros

  1. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; PINHEIRO, A. M. V. ; GUIMARAES, R. Q. . Filtros espectrais melhoram a eficiência da leitura e dos movimentos oculares: estudo longitudinal de 177 adultos. In: Ângela Mathylde Soares; Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão; Luís Miguel Neves. (Org.). Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes. 1ed.Belo Horizonte: Artesã Editora, 2019, v. 2, p. 263-275.
  2. GUIMARÃES, R. Q.; GUIMARÃES, Márcia Reis. História da cirurgia refrativa: córnea e catarata. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 444-451.
  3. GUIMARÃES, Márcia Reis; ALENCAR, C. D. C.; GUIMARÃES, R. Q.. Os limites da visão humana. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 59-64.
  4. PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.
  5. VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.
  6. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.
  7. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, I. R.. Aprendizagem e Leitura – Síndrome de Irlen. In: Orly Zucatto Mantovani de Assis. (Org.). Neurociências e Educação. 1ed.Campinas: Book Editora, 2013, v. 1, p. 175-186.
  8. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARÃES, R. Q.. Avaliação da Visão Funcional em Distúrbios de Aprendizagem – O Papel do Oftalmologista nos Déficits de Visão e Aprendizagem. In: Liana O. Ventura, Simone B. Travassos, Orlando Alves da Silva, Margarida Dolan. (Org.). Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. , p. 159-174.
  9. GUIMARÃES, Márcia Reis; BARON, J. ; BALDO, M. V. ; GUIMARÃES, R. Q. ; BECHARA, S. . Neuroadaptação e plástica cortical na cirurgia refrativa: presente e futuro. In: José Ricardo Carvalho Lima Rehder; Marco Antônio Rey de Faria; Edmundo José Velasco Martinelli. (Org.). Estudos Clínicos: Cirurgia Refrativa. 1ed.: Navio MSC Ópera, 2009, v. 1, p. 21-56.

Teses, Dissertações e Monografias (em andamento)

  1. Ana Carla Garcia. Effect of Dual sensory loss on the quality of life and functionality of older adults from the International Classification of Functioning, Disability and Health perspective. 2017-2021. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com parte na Universitè de Montreal. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn-Santos.
  2. Ana Isabel Arroyave Guzmán. Investigação das possíveis causas da Síndrome de Irlen: Criação de um modelo computacional. 2017-2019. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Orientadora: Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima.
  3. Douglas de Araújo Vilhena. Distúrbio do processamento visual na leitura de crianças a adultos: avaliação e intervenção. 2017-2020. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento) – Universidade Federal de Minas Gerais com parte na Universidade do Porto. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro.
  4. Izabel Cristina Soares Araujo. Qualidade de vida de pacientes com Síndrome de Meares-Irlen e Estresse Visual. 2017-2021. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção a Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Barichello.
  5. Renata Kozlowski. Fatores genéticos envolvidos na Síndrome de Irlen. 2018-2020. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Prof. Dr. Roberto Herai.

Teses, Dissertações e Monografias (concluídos)

  1. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clinico-Institucional) – ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil.
  2. Ana Carla Garcia. Efeito das Lâminas Espectrais sobre Desempenho da Leitura em Escolares do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn-Santos.
  3. Camila Bim. Desenvolvimento e testes preliminares de um sistema de pupilometria dinâmica aplicado em seres humanos. 2016. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte.
  4. Cláudia de Almeida Ferreira Diniz. Estudo estereofotogramétrico da cinemática da cabeça de indivíduos com estresse visual. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Co-orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon.
  5. Daniela Maggioni Pereira Leão. Efeitos do uso de lâminas espectrais para tratamento da Síndrome de Meares-Irlen em alunos do ensino fundamental do município de Alfenas-MG. 2018. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde) – Universidade Federal de Alfenas. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Silvia Graciela Ruginsk Leitão.
  6. Douglas de Araújo Vilhena. Avaliação da habilidade de leitura de crianças do ensino fundamental: medidas direta e indireta. 2015. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro.
  7. Fabricio Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Criancas em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Marcos Pinotti Barbosa.
  8. Jean Andrade Canestri. Sistema Integrado de Monitoramento da Saúde da Criança na Escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa.
  9. Jean Andrade Canestri. Desenvolvimento de um sistema de identificação e rastreamento ocular. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira.
  10. Laura Nequini de Faria. Frequência da Síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. 2011. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leonor Bezerra Guerra. Co-orientador: Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães.
  11. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação: Especialização em Neurociências) – Universidade Federal de Minas Gerais.
  12. Poliany Ferreira Santos. Projeto, implementação e validação de uma superfície inteligente para monitoramento de estabilidade humana estática e dinâmica. 2017. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Paiva Martins.
  13. Thiago Santiago Freitas. Desenvolvimento de um dispositivo LED RGB microcontrolado para reprodução da cromaticidade dos Overlays Irlen e suas combinações. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Antônio Maia.
  14. Valéria Prata Lopes. Influência da vibração de corpo inteiro, mídias e iluminação artificial na cinemática ocular durante atividades de leitura realizadas por portadores de estresse visual: estudo preliminar. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte.