VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; GUIMARAES, M. F. C. R. ; DUARTE, M. L. M. . Livro de publicações do 10º Congresso Brasileiro de Neurociências da Visão – 4th International Congress of Vision Neurosciences – ISBN: 978-65-86989-13-7. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022. v. 1. 48p .
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Manual Técnico. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 88p.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Bloco de Folha de Aplicação e Respostas. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 25p.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO (Org.) ; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS (Org.) ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ (Org.) . Livro de publicações do 4º Congresso Brasileiro de Neurociências da Visão. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. 50p .
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 155-160.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Taxa de Leitura (RRT). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 161-166.
VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 167-174.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 217-222.
PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 175-180.
2019-atual. Laura Nequini de Faria. Distúrbio do processamento visual na dislexia: causa ou efeito? Orientador: Prof. Dr. Jerome Baron. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017–2021. Douglas de Araújo Vilhena. Déficit magnocelular e estresse visual associados à dificuldade de leitura: conceituação, avaliação e intervenção. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. (2019-2020) Construção de bateria de avaliação da habilidade leitora de alunos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Rui Alexandre Alves. Período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/45427.
2017–2021. Ana Carla Garcia. Ageísmo considerações sobre o envelhecimento entre estudantes de graduação e fonoaudiólogos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. (2018-2019) Efeitos do Ageísmo e da Dupla Perda Sensorial (Auditiva e Visual) na capacidade funcional de Idosos. Coorientador: Prof. Dr. Adrian Fuente. Período sanduíche na Université de Montreal, Canadá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: https://www.researchgate.net/Ageismo
2017–2021. Izabel Cristina Soares Araujo. Qualidade de vida relacionada à saúde visual e fadiga de pessoas com distúrbios no processamento visual usando filtros espectrais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Barichello. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2015–2019. Ana Isabel Arroyave Guzmán. O texto treme? Investigação sobre as possíveis causas do Estresse Visual ou Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Escola de Engenharia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-14012021-100323
2014–2018. Jean Andrade Canestri. Desenvolvimento de um sistema de identificação de pupila e rastreamento ocular. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/trabalho-concluao
2012–2017. Cláudia de Almeida Ferreira Diniz. Estudo Estereofotogramétrico da Cinemática da Cabeça de Indivíduos com Estresse visual. Primeiro Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Segunda orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Coorientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadom. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASFETJ
2012–2016. Camila Bim. Desenvolvimento e testes de um sistema de pupilometria dinâmica aplicado em seres humanos. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Ramon Molina Valle. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/
2007–2011. Fábio Lúcio Corrêa Junior. Desenvolvimento de uma Plataforma de Reabilitação para Membro Superior Aplicada A Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2007–2011. Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento e Avaliação de Sistema de Auxílio à Reabilitação Motora de Membro Superior Após Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GJMAP.
2005–2009. Fabrício Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Crianças em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W5PC6.
Dissertações de Mestrado
2021–atual. Érica Jamal. Estresse visual associado à dificuldade de leitura: conhecimento dos professores das salas de recursos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eromi Izabel Hummel. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Eliane Paganini da Silva. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei). Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8761.
2018–atual. Renata Kozlowski. Aspectos genéticos e moleculares da síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Roberto Hiroshi Herai. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2021–2022. Graciele Ferreira de Sousa. Dificuldades de aprendizagem relacionadas à visão: Avaliação no contexto escolar com a Escala de Avaliação do Estresse Visual na Leitura pelo Professor (EEV). Orientador: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação Educação. Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2975
2016–2019. Joelma Castilho. ENXERGAR ESTÁ ALÉM DE VER: o aluno com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Francelino Alves. Mestrado em Ciências da Educação. Universidad Columbia del Paraguay, UC, Paraguai. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/
2017–2018 Daniela Maggioni Leão. Efeitos do uso de lâminas espectrais para tratamento da Síndrome de Meares Irlen em alunos do ensino fundamental do município de Alfenas-MG. Orientadora: Silvia Graciela Ruginsk Leitão. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicada à Saúde. Universidade Federal de Alfenas. Disponível em: https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1434
2015–2018. Thiago Santiago. Desenvolvimento de um Dispositivo LED RGB Microcontrolado para Reprodução das Cromaticidades dos Overlays Irlen e suas Combinações. Orientador: Antônio Augusto Torres Maia. Coorientador: Meinhard Sesselmann. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
2015–2017 Poliany Ferreira Santos. Projeto, implementação e validação de uma superfície inteligente para monitoramento de estabilidade humana estática e dinâmica.Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Paiva da Silva Martins. Co-orientador: Prof. Dr. Rudolf Huebner. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/
2015–2016. Ana Carla Garcia. Efeito das Lâminas Espectrais sobre Desempenho da Leitura em Escolares do Ensino Fundamental. Orientadora: Teresa Maria Momensohn. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19614
2013–2015. Douglas de Araújo Vilhena. Avaliação da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental: medidas diretas e indiretas. Orientadora: Ângela Maria Vieira Pinheiro. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC
2011–2013. Jean Andrade Canestri. Sistema integrado de monitoramento da saúde da criança na escola. Orientador: Marcos Pinotti Barbosa. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98KHY8
2009–2011. Laura Nequini de Faria. Frequência da Síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. Orientadora: Leonor Bezerra Guerra. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-962H8G
Especializações e Monografias de Graduação
2012-2016. Edison Jacinto Seabra. Estratégias do professor do Ensino Fundamental 1: ensino de aluno diagnosticado com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof.ª Dr.ª Macilene Vilma Gonçalves. Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
2011. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leonor Bezerra Guerra. Co-orientadora: Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RF98
2011 Fábio Lúcio Corrêa Júnior & Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento de uma plataforma de reabilitação para membro superior aplicada a pacientes pós acidente vascular encefálico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Universidade Federal de Mina Gerais.
2011 Gustavo de Oliveira Lima. Tonografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Guimarães. Universidade Federal de Minas Gerais.
2009. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia de Fátima Assis Rocha. Coorientadora: Prof. ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinico-Institucional. Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
Resumos publicados em anais de congressos
GOULART, Luiza; MELO, Julian Osuna; BONCI, Daniela M.; VENTURA, Dora F.; BARBONI, Mirella T.; KREMERS, Jan; BARON, Jerome. ELECTRORETINOGRAPHIC SIGNATURES OF TEMPORAL PROCESSING IN TWO OWL SPECIES WITH DISTINCT DIEL ACTIVITY PATTERNS. Resumo apresentado no Módulo Temático: 02 – Systems Neuroscience. XLVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC, 8-12 Set. 2025 Águas de Lindoia, SP.
OLIVEIRA, Anderson Rodrigues de; LOQUIN, Gabriel; MOTA, Theo; BARON, Jerome. PROBING PERCEPTUAL CONTENT IN AN INDIVIDUAL WITH CONSISTENT REVERSE MOTION PERCEPTION. 2025. Resumo apresentado no Módulo Temático: 03- Neurociência Cognitiva e Comportamental. XLVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC, 8-12 Set. 2025 Águas de Lindoia, SP.
BELISÁRIO, Pedro Brandão; GONÇALVES, Geovana de Fátima Sousa; SOUSA, Victor Soares; BARON, Jerome. CHARACTERIZING THE TEMPORAL DYNAMICS OF HUMAN SACCADES USING BURSTINESS AND MEMORY METRICS. 2025. Resumo apresentado no Módulo Temático: 04- Neurociência Computacional. XLVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – SBNeC, 8-12 Set. 2025 Águas de Lindoia, SP.
VILHENA, Douglas de Araujo ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; GUIMARÃES, Ricardo Queiroz ; BARON, Jerome ; PINHEIRO, Angela Maria Vieira. CENTRAL AND PERIPHERAL VISUAL FUNCTION IN DEVELOPMENTAL DYSLEXIA. In: IWORDD – International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia – Basque Center on Cognition, Brain and Language, 2019, San Sebastián. IWORDD – International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia – Basque Center on Cognition, Brain and Language. San Sebastián: Basque Center on Cognition, Brain and Language, 2019. v. 1. p. 75-75. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/
DINIZ, Cláudia de Almeida Ferreira ; DUARTE, Maria Lucia Machado ; DONADON, Lázaro Valentim ; GUIMARÃES, Ricardo Queiroz ; GUIMARAES, Márcia Reis ; RODRIGUES, Amanda ; SILVA, Liliane de Lourdes Teixeira ; LOPES, Natália Cristina da Silva ; GITIRANA, Raphaela Emilia Neves . EQUILÍBRIO CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE IRLEN NA POSTURA ORTOSTÁTICA. In: 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão: Neurociências da Visão, 2018, Belo Horizonte. Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2018. v. 1. p. 20-21.Disponível em: https://www.researchgate.net/6_congresso_neurovisao
ALENCAR, Caroline Dias da Costa ; BARBOSA JUNIOR, Jadson Luiz ; SILVA, Adriana Fernandes ; GOMES, C. A. B. ; GUIMARAES, Ricardo Queiroz ; GUIMARAES, Márcia Fernanda da Costa Reis .. COLORED OVERLAYS IMPROVE READING PERFORMANCE IN PEOPLE SUFFERING FROM VISUAL STRESS. In: II Fórum Mundial de Dislexia, 2014, Belo Horizonte. Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. p. 58-58.Disponível em: https://www.researchgate.net/Coulored_Overlays