Publicações

Artigos completos publicados em periódicos (a partir de 2010)

  1. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Fidedignidade, validade interna e normatização dos testes de reconhecimento de palavras e de pseudopalavras. NEUROPSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 14, p. 1-10, 2022.
  2. PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Teste de reconhecimento de palavras e pseudopalavras: validades de conteúdo e externa. Signo, v. 47, p. 147-164, 2022.
  3. LOPES, V. P. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS . Análise dos movimentos oculares de adultos com estresse visual na leitura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e50511427658, 2022. 
  4. Vilhena, D. A., Guimarães, M. R., Guimarães, R. Q., & Pinheiro, A. M. V. . Função visual magnocelular na dislexia do desenvolvimento: déficit na perimetria de frequência duplicada e nas habilidades motoras oculares [Magnocellular visual function in developmental dyslexia: deficit in frequency-doubling perimetry and ocular motor skills]. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 84(5), 442-448, 2021. https://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20210069
  5. GUIMARÃES, M. R.; VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, Ângela M. V. Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa de 1980 a 2008 [Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: Integrative review from 1980 to 2008]. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e251101220366, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20366
  6. Leão, D. M. P., Vilhena, D. A., Ottoni, P. C., Batista, M. R., Leão, J. P. P., Guimarães, M. R., & Ruginsk, S. G. . Estresse visual associado à dificuldade de leitura: prevalência e intervenção em alunos do ensino fundamental [Visual stress associated with reading difficulties: prevalence and intervention in elementary school students]. Research, Society and Development, 10(11), e430101119914, 1-13, 2021. https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19914
  7. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Fidedignidade, Validade e Normatização do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças [Reliability, Validity and Standardization of the Reading Test: Sentence Comprehension]. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UNB. IMPRESSO), v. 36, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e36325
  8. VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, M. R.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, A. M. V. . Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: an integrative review [Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa]. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 22, p. e17519, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202022317519
  9. PINHEIRO, A. M. V. ; ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 37, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e190003.
  10. GARCIA, A. C. O. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. ; SANTOS, T. M. M. . Association between auditory temporal and visual processing in reading skill. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 21, p. 1-10, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20192156119
  11. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LOEW, S. J. ; GUIMARAES, R. Q. . Spectral Overlays for Reading Difficulties: Oculomotor Function and Reading Efficiency Among Children and Adolescents With Visual Stress. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. X, p. 003151251988977-0, 2019. http://dx.doi.org/10.1177/0031512519889772
  12. AMORIM, L.S.; FERREIRA, F.M.F.; GUIMARÃES, J.R.; PEIXOTO, Z.M.A. Automatic segmentation of blood vessels in retinal images using 2D Gabor wavelet and sub-image thresholding resulting from image partition. Res. Biomed. Eng., v. 35, p. 241, 2019. 
  13. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora do desempenho de leitura com o uso de lâminas espectrais: revisão sistemática e meta-análise. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), v. 36, p. 343-361, 2019.
  14. SOARES, F. C.; PINOTTI, M. Metodologia utilizada para calcular o bloco óptico de um sistema de triagem da acuidade visual utilizando tela LCD. FORSCIENCE, v. 6, p. 148, 2018.
  15. DINIZ, C. A. F.; ANDRADE, M. V. F.; SILVA, B. P. A.; DUARTE, M. L. M.; DONADON, L. V.; GUIMARÃES, R. G.; GUIMARÃES. M. A low cost stereophotogrammetric system for the evaluation of tridimensional head translations during visual tasks, Journal of Medical Engineering & Technology, 42(6), 411-419, 2018. DOI: 10.1080/03091902.2018.1529203
  16. VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  17. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
  18. GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.
  19. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T – prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.
  20. ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.
  21. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.
  22. SOARES, F. C. ; BARBOSA, M. P. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. F. C. R. . Desenvolvimento de um sistema de triagem da acuidade visual e do limiar auditivo acoplados em um banco de dados. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 6, p. 32-44, 2017.
  23.  VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test – Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.
  24. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V.. Revised version of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher: final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15(4), p. 1-13, 2016.
  25. BICALHO, L. F. ; ALMEIDA, M. Z. T. ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; SILVA, J. R. G. ; FULLY, F. . Síndrome de Irlen: um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, p. 35-44, 2015.
  26. VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.
  27. PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.
  28. GUIMARÃES, Márcia Reis. Síndrome de Irlen. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 1, p. 41-47, 2011.
  29. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, J. R. ; GUIMARÃES, R. Q. ; NOGUEIRA, M. R. V. ; BOTELHO, M. R. ; GUIMARAES, M. E. A. . Selective spectral filters in the treatment of visually induced headaches and migraines – A clinical study of 93 patients. HEADACHE MEDICINE, v. 1, p. 72, 2010.

Livros publicados/organizados

  1. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Manual Técnico. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 88p.
  2. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Bloco de Folha de Aplicação e Respostas. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 25p.
  3. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 9º Congresso Brasileiro e 3º Internacional de Neurociências da Visão = Proceedings of the 9th Brazilian and 3rd International Congress of Vision Neurosciences. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
  4. SCLIAR-CABRAL, L. (Org.) ; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO (Org.) . Book of Abstracts of the 12th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL). 1. ed. , 2021. 247p .
  5. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 7º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 7th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. ISSN: 978-65-86989-02-1.
  6. PINHEIRO, Ângela Maria Viera; SCILAR-Cabral Leonor. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
  7. VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 6th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. GeraisISBN: 978-65-86989-01-4.
  8. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 5th Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. ISBN: 978-65-86989-03-8.
  9. VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p. ISBN: 978-85-62707-78-0.
  10. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p. ISBN: 978-85-62707-56-8.
  11. PINHEIRO, A. M. V.; SCILAR C. L. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.

Capítulos de livros

  1. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 155-160.
  2. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Taxa de Leitura (RRT). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 161-166.
  3. VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 167-174.
  4. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 217-222.
  5. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 175-180.
  6. GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; PINHEIRO, A. M. V. ; GUIMARAES, R. Q. . Filtros espectrais melhoram a eficiência da leitura e dos movimentos oculares: estudo longitudinal de 177 adultos. In: Ângela Mathylde Soares; Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão; Luís Miguel Neves. (Org.). Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes. 1ed.Belo Horizonte: Artesã Editora, 2019, v. 2, p. 263-275.
  7. GUIMARÃES, R. Q.; GUIMARÃES, Márcia Reis. História da cirurgia refrativa: córnea e catarata. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 444-451.
  8. GUIMARÃES, Márcia Reis; ALENCAR, C. D. C.; GUIMARÃES, R. Q.. Os limites da visão humana. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 59-64.
  9. PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.
  10. VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.
  11. PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.
  12. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, I. R.. Aprendizagem e Leitura – Síndrome de Irlen. In: Orly Zucatto Mantovani de Assis. (Org.). Neurociências e Educação. 1ed.Campinas: Book Editora, 2013, v. 1, p. 175-186.
  13. GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARÃES, R. Q.. Avaliação da Visão Funcional em Distúrbios de Aprendizagem – O Papel do Oftalmologista nos Déficits de Visão e Aprendizagem. In: Liana O. Ventura, Simone B. Travassos, Orlando Alves da Silva, Margarida Dolan. (Org.). Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. , p. 159-174.
  14. GUIMARÃES, Márcia Reis; BARON, J. ; BALDO, M. V. ; GUIMARÃES, R. Q. ; BECHARA, S. . Neuroadaptação e plástica cortical na cirurgia refrativa: presente e futuro. In: José Ricardo Carvalho Lima Rehder; Marco Antônio Rey de Faria; Edmundo José Velasco Martinelli. (Org.). Estudos Clínicos: Cirurgia Refrativa. 1ed.: Navio MSC Ópera, 2009, v. 1, p. 21-56.

 

Doutorados e Mestrados (em andamento)

  1. 2019-atual. Laura Nequini de Faria. Orientador: Prof. Dr. Jerome Baron. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
  2. 2021–atual. Érica Jamal. Estresse visual associado à dificuldade de leitura: conhecimento dos professores das salas de recursos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eromi Izabel Hummel. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Eliane Paganini da Silva. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei). Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
  3. 2018–atual. Renata Kozlowski. Aspectos genéticos e moleculares da síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Roberto Hiroshi Herai. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

 

Teses de Doutorados (concluídos)

  1. 2017–2021. Douglas de Araújo Vilhena. Déficit magnocelular e estresse visual associados à dificuldade de leitura: conceituação, avaliação e intervenção. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. (2019-2020) Construção de bateria de avaliação da habilidade leitora de alunos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Rui Alexandre Alves. Período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

  1. 2017–2021. Ana Carla Garcia. Ageísmo considerações sobre o envelhecimento entre estudantes de graduação e fonoaudiólogos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. (2018-2019) Efeitos do Ageísmo e da Dupla Perda Sensorial (Auditiva e Visual) na capacidade funcional de Idosos. Coorientador: Prof. Dr. Adrian Fuente. Período sanduíche na Université de Montreal, Canadá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

  1. 2017–2021. Izabel Cristina Soares Araujo. Qualidade de vida relacionada à saúde visual e fadiga de pessoas com distúrbios no processamento visual usando filtros espectrais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Barichello. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.

 

  1. 2015–2019. Ana Isabel Arroyave Guzmán. O texto treme? Investigação sobre as possíveis causas do Estresse Visual ou Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Escola de Engenharia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-14012021-100323

 

  1. 2014–2018. Jean Andrade Canestri. Desenvolvimento de um sistema de identificação de pupila e rastreamento ocular. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

 

  1. 2012–2017. Cláudia de Almeida Ferreira Diniz. Estudo Estereofotogramétrico da Cinemática da Cabeça de Indivíduos com Estresse visual.  Primeiro Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Segunda orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Coorientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadom. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASFETJ

 

  1. 2013–2017. Valéria Prata Lopes. Influência da Vibração de Corpo Inteiro, Mídias e Iluminação Artificial na Cinemática Ocular Durante atividades de Leitura Sob Estresse Visual. Orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon. Coorientador: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

  1. 2012–2016. Camila Bim. Desenvolvimento e testes de um sistema de pupilometria dinâmica aplicado em seres humanos. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Ramon Molina Valle. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

 

  1. 2007–2011. Fábio Lúcio Corrêa Junior. Desenvolvimento de uma Plataforma de Reabilitação para Membro Superior Aplicada A Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

  1. 2007–2011. Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento e Avaliação de Sistema de Auxílio à Reabilitação Motora de Membro Superior Após Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GJMAP

 

  1. 2005–2009. Fabrício Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Crianças em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W5PC6

 

Dissertações de Mestrado (concluídos)

1. 2021–2022. Graciele Ferreira de Sousa. Dificuldades de aprendizagem relacionadas à visão: Avaliação no contexto escolar com a Escala de Avaliação do Estresse Visual na Leitura pelo Professor (EEV). Orientador: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação Educação. Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.

 

2. 2016–2019. Joelma Castilho. ENXERGAR ESTÁ ALÉM DE VER: o aluno com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Francelino Alves. Mestrado em Ciências da Educação. Universidad Columbia del Paraguay, UC, Paraguai. https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/03/Ebook_JoaoWagner1.pdf

 

3. 2017–2018 Daniela Maggioni Leão. Efeitos do uso de lâminas espectrais para tratamento da Síndrome de Meares Irlen em alunos do ensino fundamental do município de Alfenas-MG. Orientadora: Silvia Graciela Ruginsk Leitão. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicada à Saúde. Universidade Federal de Alfenas. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1434

 

4. 2015–2018. Thiago Santiago. Desenvolvimento de um Dispositivo LED RGB Microcontrolado para Reprodução das Cromaticidades dos Overlays Irlen e suas Combinações. Orientador: Antônio Augusto Torres Maia. Coorientador: Meinhard Sesselmann. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

5. 2015–2017 Poliany Ferreira Santos. Projeto, implementação e validação de uma superfície inteligente para monitoramento de estabilidade humana estática e dinâmica.Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Paiva da Silva Martins. Co-orientador: Prof. Dr. Rudolf Huebner. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EngenhariaEletrica_PolianyFerreiraSantos_4662.pdf

 

6. 2015–2016. Ana Carla Garcia. Efeito das Lâminas Espectrais sobre Desempenho da Leitura em Escolares do Ensino Fundamental. Orientadora: Teresa Maria Momensohn. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19614

 

7. 2013–2015. Douglas de Araújo Vilhena. Avaliação da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental: medidas diretas e indiretas. Orientadora: Ângela Maria Vieira Pinheiro. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC

 

8. 2011–2013. Jean Andrade Canestri. Sistema integrado de monitoramento da saúde da criança na escola. Orientador: Marcos Pinotti Barbosa. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98KHY8

 

9. 2009–2011. Laura Nequini de Faria. Frequência da Síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. Orientadora: Leonor Bezerra Guerra. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-962H8G

 

 

Especializações e Monografias de Graduação

1. 2021. Simone Quinta

 

2. 2012-2016. Edison Jacinto Seabra. Estratégias do professor do Ensino Fundamental 1: ensino de aluno diagnosticado com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof.ª Dr.ª Macilene Vilma Gonçalves. Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.

 

3. 2011. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leonor Bezerra Guerra. Co-orientadora: Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RF98

 

4. 2011 Fábio Lúcio Corrêa Júnior & Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento de uma plataforma de reabilitação para membro superior aplicada a pacientes pós acidente vascular encefálico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Universidade Federal de Mina Gerais.

 

5. 2011 Gustavo de Oliveira Lima. Tonografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Guimarães. Universidade Federal de Minas Gerais.

 

6. 2009. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia de Fátima Assis Rocha. Coorientadora: Prof. ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinico-Institucional. Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.