Artigos completos publicados em periódicos (a partir de 2010)
- VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Fidedignidade, validade interna e normatização dos testes de reconhecimento de palavras e de pseudopalavras. NEUROPSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 14, p. 1-10, 2022.
- PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Teste de reconhecimento de palavras e pseudopalavras: validades de conteúdo e externa. Signo, v. 47, p. 147-164, 2022.
- LOPES, V. P. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS . Análise dos movimentos oculares de adultos com estresse visual na leitura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e50511427658, 2022.
- Vilhena, D. A., Guimarães, M. R., Guimarães, R. Q., & Pinheiro, A. M. V. . Função visual magnocelular na dislexia do desenvolvimento: déficit na perimetria de frequência duplicada e nas habilidades motoras oculares [Magnocellular visual function in developmental dyslexia: deficit in frequency-doubling perimetry and ocular motor skills]. Arquivos Brasileiros De Oftalmologia, 84(5), 442-448, 2021. https://dx.doi.org/10.5935/0004-2749.20210069
- GUIMARÃES, M. R.; VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, Ângela M. V. Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa de 1980 a 2008 [Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: Integrative review from 1980 to 2008]. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e251101220366, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20366
- Leão, D. M. P., Vilhena, D. A., Ottoni, P. C., Batista, M. R., Leão, J. P. P., Guimarães, M. R., & Ruginsk, S. G. . Estresse visual associado à dificuldade de leitura: prevalência e intervenção em alunos do ensino fundamental [Visual stress associated with reading difficulties: prevalence and intervention in elementary school students]. Research, Society and Development, 10(11), e430101119914, 1-13, 2021. https://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19914
- VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. . Fidedignidade, Validade e Normatização do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças [Reliability, Validity and Standardization of the Reading Test: Sentence Comprehension]. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UNB. IMPRESSO), v. 36, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e36325
- VILHENA, D. A.; GUIMARÃES, M. R.; GUIMARÃES, R. Q.; PINHEIRO, A. M. V. . Effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability: an integrative review [Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa]. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 22, p. e17519, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/202022317519
- PINHEIRO, A. M. V. ; ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: Benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 37, p. 1-12, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e190003.
- GARCIA, A. C. O. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. ; SANTOS, T. M. M. . Association between auditory temporal and visual processing in reading skill. REVISTA CEFAC (ONLINE), v. 21, p. 1-10, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/20192156119
- GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; LOEW, S. J. ; GUIMARAES, R. Q. . Spectral Overlays for Reading Difficulties: Oculomotor Function and Reading Efficiency Among Children and Adolescents With Visual Stress. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. X, p. 003151251988977-0, 2019. http://dx.doi.org/10.1177/0031512519889772
- AMORIM, L.S.; FERREIRA, F.M.F.; GUIMARÃES, J.R.; PEIXOTO, Z.M.A. Automatic segmentation of blood vessels in retinal images using 2D Gabor wavelet and sub-image thresholding resulting from image partition. Res. Biomed. Eng., v. 35, p. 241, 2019.
- VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. . Melhora do desempenho de leitura com o uso de lâminas espectrais: revisão sistemática e meta-análise. PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO), v. 36, p. 343-361, 2019.
- SOARES, F. C.; PINOTTI, M. Metodologia utilizada para calcular o bloco óptico de um sistema de triagem da acuidade visual utilizando tela LCD. FORSCIENCE, v. 6, p. 148, 2018.
- DINIZ, C. A. F.; ANDRADE, M. V. F.; SILVA, B. P. A.; DUARTE, M. L. M.; DONADON, L. V.; GUIMARÃES, R. G.; GUIMARÃES. M. A low cost stereophotogrammetric system for the evaluation of tridimensional head translations during visual tasks, Journal of Medical Engineering & Technology, 42(6), 411-419, 2018. DOI: 10.1080/03091902.2018.1529203
- VILHENA, D. A.; FREITAS, S. D. ; GUIMARAES, M. R. ; PINHEIRO, A. M. V. . O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
- VILHENA, D. A.; GUIMARAES, M. R. ; GUIMARAES, R. Q. ; PINHEIRO, A. M. V. . Tratamento do Estresse Visual na leitura: características físicas e mecanismos neurais de ação das lâminas espectrais (overlays). PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), v. 13, p. 1, 2018.
- GARCIA, ANA CARLA OLIVEIRA ; MOMENSOHN-SANTOS, TERESA MARIA ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Effects of Spectral Overlays on Reading Performance of Brazilian Elementary School Children. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 69, p. 219-225, 2017.
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. ; SANTOS, M. A. C. . PROLEC-T – prova de compreensão de texto: análise de suas características psicométricas. Temas em Psicologia, v. 25, p. 1067-1080, 2017.
- ROCHA_TOFFOLO, A. C. ; VILHENA, D. A. ; BERNARDINO, E. L. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1, 2017.
- GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, D. A. ; GUIMARAES, R. Q. . Relação do Processamento Óptico, Neurovisual e Cognitivo nas Dificuldades de Leitura. ACTA CIENTÍFICA (PATOS DE MINAS), v. 8, p. 193-212, 2017.
- SOARES, F. C. ; BARBOSA, M. P. ; GUIMARAES, R. Q. ; GUIMARAES, M. F. C. R. . Desenvolvimento de um sistema de triagem da acuidade visual e do limiar auditivo acoplados em um banco de dados. Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, v. 6, p. 32-44, 2017.
- VILHENA, D. A.; SUCENA, A. ; CASTRO, S. L. ; PINHEIRO, A. M. V. . Reading Test – Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese. Dyslexia (Chichester, England. Print), v. 22, p. 47-63, 2016.
- VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V.. Revised version of the Scale of Evaluation of Reading Competence by the Teacher: final validation and standardization. Universitas Psychologica, v. 15(4), p. 1-13, 2016.
- BICALHO, L. F. ; ALMEIDA, M. Z. T. ; GUIMARÃES, Márcia Reis ; SILVA, J. R. G. ; FULLY, F. . Síndrome de Irlen: um olhar atento sobre o funcionamento cerebral durante a leitura. Acta Biomedica Brasiliensia, v. 6, p. 35-44, 2015.
- VILHENA, D. A.; LEITE, R. C. ; TEIXEIRA, I. A. ; PINHEIRO, A. M. V. . Avaliação interdisciplinar do Transtorno do Espectro do Autismo e comorbidades: caso de um diagnóstico tardio. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE), v. 15, p. 78-88, 2015.
- PINHEIRO, A. M. V. ; FAWCETT, A. ; VILHENA, D. A. ; LUQUE, J. L. ; GOETRY, V. . Implementação do site Dislexia Brasil na formação de professores. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 17, p. 64-66, 2014.
- GUIMARÃES, Márcia Reis. Síndrome de Irlen. Síndromes – revista multidisciplinar do desenvolvimento humano, v. 1, p. 41-47, 2011.
- GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, J. R. ; GUIMARÃES, R. Q. ; NOGUEIRA, M. R. V. ; BOTELHO, M. R. ; GUIMARAES, M. E. A. . Selective spectral filters in the treatment of visually induced headaches and migraines – A clinical study of 93 patients. HEADACHE MEDICINE, v. 1, p. 72, 2010.
Livros publicados/organizados
- VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Manual Técnico. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 88p.
- VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, ÂNGELA MARIA VIEIRA . Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS): Bloco de Folha de Aplicação e Respostas. 1. ed. São Paulo: Editora NilaPress, 2022. 25p.
- VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 9º Congresso Brasileiro e 3º Internacional de Neurociências da Visão = Proceedings of the 9th Brazilian and 3rd International Congress of Vision Neurosciences. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021.
- SCLIAR-CABRAL, L. (Org.) ; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO (Org.) . Book of Abstracts of the 12th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL). 1. ed. , 2021. 247p .
- VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q.; GUIMARAES, M. R.; DUARTE, M. L. M. Livro de publicações do 7º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 7th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. ISSN: 978-65-86989-02-1.
- PINHEIRO, Ângela Maria Viera; SCILAR-Cabral Leonor. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
- VILHENA, D. A.; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 6º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 6th Brazilian Congress of Neurovision. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. GeraisISBN: 978-65-86989-01-4.
- VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.). Livro de publicações do 5º Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the 5th Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017. ISBN: 978-65-86989-03-8.
- VILHENA, D. A.; PINHEIRO, A. M. V. (Org.) ; GUIMARAES, R. Q. (Org.); GUIMARAES, M. R. (Org.) . Anais do IV Congresso Brasileiro de Neurovisão = Proceedings of the IV Brazilian Congress of Neurovision. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. v. 1. 50p. ISBN: 978-85-62707-78-0.
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Políticas Públicas: abrindo caminhos para a identificação precoce da dislexia e para as melhores práticas de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. v. 1. 88p. ISBN: 978-85-62707-56-8.
-
PINHEIRO, A. M. V.; SCILAR C. L. Dislexia: Causas e consequências. 1ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2018.
Capítulos de livros
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Palavras (TRP). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 155-160.
- VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; GUIMARÃES, MÁRCIA REIS ; GUIMARÃES, RICARDO QUEIROZ ; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Taxa de Leitura (RRT). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 161-166.
- VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO; PINHEIRO, A. M. V. . Índices psicométricos do Teste de Leitura: Compreensão de Sentenças (TELCS). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 167-174.
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos da Escala de Avaliação da Competência em Leitura em Crianças pelo Professor (EACOL). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 217-222.
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO . Índices psicométricos do Teste de Reconhecimento de Pseudopalavras (TRPp). In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Avaliação da linguagem oral, escrita e de habilidades relacionadas. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2021, v. 1, p. 175-180.
- GUIMARAES, M. R. ; VILHENA, DOUGLAS DE ARAÚJO ; PINHEIRO, A. M. V. ; GUIMARAES, R. Q. . Filtros espectrais melhoram a eficiência da leitura e dos movimentos oculares: estudo longitudinal de 177 adultos. In: Ângela Mathylde Soares; Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão; Luís Miguel Neves. (Org.). Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes. 1ed.Belo Horizonte: Artesã Editora, 2019, v. 2, p. 263-275.
- GUIMARÃES, R. Q.; GUIMARÃES, Márcia Reis. História da cirurgia refrativa: córnea e catarata. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 444-451.
- GUIMARÃES, Márcia Reis; ALENCAR, C. D. C.; GUIMARÃES, R. Q.. Os limites da visão humana. In: Renato Ambrósio Jr; Armando Crema. (Org.). Tratado Brasileiro de Catarata & Cirurgia Refrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2014, v. 1, p. 59-64.
- PINHEIRO, A. M. V. ; ARAUJO, A. L. C. ; VILHENA, D. A. . Treinamento de pais sobre como estimular a linguagem das crianças desde o nascimento. In: J.F.Salles; V.G. Haase; L. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2016, v. , p. 167-171.
- VILHENA, D. A.. A evolução da escrita e a adaptação do cérebro. In: Rafael Silva Pereira. (Org.). Abordagem Multidisciplinar da Aprendizagem. 1ed.Sacavém: QualConsoante, Lda, 2015, v. 1, p. 241-251.
- PINHEIRO, A. M. V. ; VILHENA, D. A. . Curso online para professores: dislexia – como identificar e o que fazer?. In: L. M. Alves; R. Mousinho; S. Capellini. (Org.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013, v. 2, p. 107-117.
- GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARAES, I. R.. Aprendizagem e Leitura – Síndrome de Irlen. In: Orly Zucatto Mantovani de Assis. (Org.). Neurociências e Educação. 1ed.Campinas: Book Editora, 2013, v. 1, p. 175-186.
- GUIMARÃES, Márcia Reis; GUIMARÃES, R. Q.. Avaliação da Visão Funcional em Distúrbios de Aprendizagem – O Papel do Oftalmologista nos Déficits de Visão e Aprendizagem. In: Liana O. Ventura, Simone B. Travassos, Orlando Alves da Silva, Margarida Dolan. (Org.). Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012, v. , p. 159-174.
- GUIMARÃES, Márcia Reis; BARON, J. ; BALDO, M. V. ; GUIMARÃES, R. Q. ; BECHARA, S. . Neuroadaptação e plástica cortical na cirurgia refrativa: presente e futuro. In: José Ricardo Carvalho Lima Rehder; Marco Antônio Rey de Faria; Edmundo José Velasco Martinelli. (Org.). Estudos Clínicos: Cirurgia Refrativa. 1ed.: Navio MSC Ópera, 2009, v. 1, p. 21-56.
Doutorados e Mestrados (em andamento)
- 2019-atual. Laura Nequini de Faria. Orientador: Prof. Dr. Jerome Baron. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
- 2021–atual. Érica Jamal. Estresse visual associado à dificuldade de leitura: conhecimento dos professores das salas de recursos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eromi Izabel Hummel. Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Eliane Paganini da Silva. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei). Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
- 2018–atual. Renata Kozlowski. Aspectos genéticos e moleculares da síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Roberto Hiroshi Herai. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Teses de Doutorados (concluídos)
- 2017–2021. Douglas de Araújo Vilhena. Déficit magnocelular e estresse visual associados à dificuldade de leitura: conceituação, avaliação e intervenção. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Vieira Pinheiro. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Queiroz Guimarães. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. (2019-2020) Construção de bateria de avaliação da habilidade leitora de alunos do ensino fundamental. Orientador: Prof. Dr. Rui Alexandre Alves. Período sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- 2017–2021. Ana Carla Garcia. Ageísmo considerações sobre o envelhecimento entre estudantes de graduação e fonoaudiólogos. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Teresa Maria Momensohn. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. (2018-2019) Efeitos do Ageísmo e da Dupla Perda Sensorial (Auditiva e Visual) na capacidade funcional de Idosos. Coorientador: Prof. Dr. Adrian Fuente. Período sanduíche na Université de Montreal, Canadá. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- 2017–2021. Izabel Cristina Soares Araujo. Qualidade de vida relacionada à saúde visual e fadiga de pessoas com distúrbios no processamento visual usando filtros espectrais. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elizabeth Barichello. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
- 2015–2019. Ana Isabel Arroyave Guzmán. O texto treme? Investigação sobre as possíveis causas do Estresse Visual ou Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação, Escola de Engenharia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-14012021-100323
- 2014–2018. Jean Andrade Canestri. Desenvolvimento de um sistema de identificação de pupila e rastreamento ocular. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
- 2012–2017. Cláudia de Almeida Ferreira Diniz. Estudo Estereofotogramétrico da Cinemática da Cabeça de Indivíduos com Estresse visual. Primeiro Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Segunda orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Coorientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadom. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASFETJ
- 2013–2017. Valéria Prata Lopes. Influência da Vibração de Corpo Inteiro, Mídias e Iluminação Artificial na Cinemática Ocular Durante atividades de Leitura Sob Estresse Visual. Orientador: Prof. Dr. Lázaro Valentim Donadon. Coorientador: Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Machado Duarte. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
- 2012–2016. Camila Bim. Desenvolvimento e testes de um sistema de pupilometria dinâmica aplicado em seres humanos. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Ramon Molina Valle. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
- 2007–2011. Fábio Lúcio Corrêa Junior. Desenvolvimento de uma Plataforma de Reabilitação para Membro Superior Aplicada A Pacientes Pós Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
- 2007–2011. Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento e Avaliação de Sistema de Auxílio à Reabilitação Motora de Membro Superior Após Acidente Vascular Encefálico. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GJMAP
- 2005–2009. Fabrício Carvalho Soares. Sistema de Triagem Visual e Auditiva de Crianças em Idade Escolar, Conectado a um Banco de Dados. Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W5PC6
Dissertações de Mestrado (concluídos)
1. 2021–2022. Graciele Ferreira de Sousa. Dificuldades de aprendizagem relacionadas à visão: Avaliação no contexto escolar com a Escala de Avaliação do Estresse Visual na Leitura pelo Professor (EEV). Orientador: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação Educação. Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
2. 2016–2019. Joelma Castilho. ENXERGAR ESTÁ ALÉM DE VER: o aluno com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof. Dr. Francelino Alves. Mestrado em Ciências da Educação. Universidad Columbia del Paraguay, UC, Paraguai. https://pedroejoaoeditores.com.br/site/wp-content/uploads/2021/03/Ebook_JoaoWagner1.pdf
3. 2017–2018 Daniela Maggioni Leão. Efeitos do uso de lâminas espectrais para tratamento da Síndrome de Meares Irlen em alunos do ensino fundamental do município de Alfenas-MG. Orientadora: Silvia Graciela Ruginsk Leitão. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicada à Saúde. Universidade Federal de Alfenas. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1434
4. 2015–2018. Thiago Santiago. Desenvolvimento de um Dispositivo LED RGB Microcontrolado para Reprodução das Cromaticidades dos Overlays Irlen e suas Combinações. Orientador: Antônio Augusto Torres Maia. Coorientador: Meinhard Sesselmann. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
5. 2015–2017 Poliany Ferreira Santos. Projeto, implementação e validação de uma superfície inteligente para monitoramento de estabilidade humana estática e dinâmica.Orientador: Prof. Dr. Carlos Augusto Paiva da Silva Martins. Co-orientador: Prof. Dr. Rudolf Huebner. Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EngenhariaEletrica_PolianyFerreiraSantos_4662.pdf
6. 2015–2016. Ana Carla Garcia. Efeito das Lâminas Espectrais sobre Desempenho da Leitura em Escolares do Ensino Fundamental. Orientadora: Teresa Maria Momensohn. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19614
7. 2013–2015. Douglas de Araújo Vilhena. Avaliação da habilidade de leitura de crianças do Ensino Fundamental: medidas diretas e indiretas. Orientadora: Ângela Maria Vieira Pinheiro. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YDLKC
8. 2011–2013. Jean Andrade Canestri. Sistema integrado de monitoramento da saúde da criança na escola. Orientador: Marcos Pinotti Barbosa. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98KHY8
9. 2009–2011. Laura Nequini de Faria. Frequência da Síndrome de Meares-Irlen entre alunos com dificuldades de leitura observadas no contexto escolar. Orientadora: Leonor Bezerra Guerra. Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-962H8G
Especializações e Monografias de Graduação
1. 2021. Simone Quinta
2. 2012-2016. Edison Jacinto Seabra. Estratégias do professor do Ensino Fundamental 1: ensino de aluno diagnosticado com Síndrome de Irlen. Orientador: Prof.ª Dr.ª Macilene Vilma Gonçalves. Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
3. 2011. Marina Eurides Alves Guimarães. Uma análise do grau de eficiência de leitura e dos efeitos da intervenção espectral em portadores da Síndrome de Meares-Irlen: análise por rastreamento da movimentação ocular. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leonor Bezerra Guerra. Co-orientadora: Profa. Dra. Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Universidade Federal de Minas Gerais. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RF98
4. 2011 Fábio Lúcio Corrêa Júnior & Rodrigo Cappato de Araújo. Desenvolvimento de uma plataforma de reabilitação para membro superior aplicada a pacientes pós acidente vascular encefálico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Universidade Federal de Mina Gerais.
5. 2011 Gustavo de Oliveira Lima. Tonografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica). Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa. Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Guimarães. Universidade Federal de Minas Gerais.
6. 2009. Adriana Brandão de Paula Almada. Síndrome de Irlen – uma nova abordagem para dificuldades de aprendizagem. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia de Fátima Assis Rocha. Coorientadora: Prof. ª Dr.ª Márcia Reis Guimarães. Monografia de Especialização no Programa de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinico-Institucional. Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.